» mais
Comentar           Imprimir
Mundo
Quarta, 17 de outubro de 2018, 18h11

Google confirma estudar app censurado que permitiria à empresa voltar ao mercado da China


O diretor executivo do Google, Sundar Pichai, confirmou nesta segunda-feira (15) que a empresa estuda uma forma de entrar no mercado chinês com um aplicativo que se adequa à censura imposta naquele país. Ele revelou, durante a conferência Wired 25, em São Francisco (EUA), que em testes internos o programa pôde responder mais de 99% das buscas. “Nós queríamos saber como seria se o Google estivesse na China, então nós construímos internamente”, afirmou Pichai, salientando que a companhia pode não lançar o serviço.

Os rumores sobre os planos da companhia de retornar ao mercado chinês – a empresa deixou a China há 8 anos como um protesto contra a censura e suspeitas de ataques hackers cometidos pelo governo do país – surgiram em agosto. Imediatamente, a proposta foi criticada por funcionários e ativistas pelos direitos humanos. A China impõe uma forte censura na internet, com uma ferramenta conhecida como “Great Firewall”, em referência à Grande Muralha da China.

O aplicativo testado pelo Google, que precisaria de aprovação do governo chinês para entrar em operação, bloqueia determinados sites e impede a busca sobre termos relacionados com os direitos humanos e a religião. Funcionários criticaram o projeto, por estarem contribuindo no desenvolvimento de uma tecnologia que ajuda a China a suprimir a liberdade de expressão. “É muito cedo, nós não sabemos se faremos ou poderemos fazer isso na China, mas sentimos que era importante explorar. Acho que é importante para nós por causa da importância do mercado e do número de usuários por lá”, disse Pichai.

A ONG Great Fire, que monitora a censura chinesa na internet, informou que dos mil sites mais bem rankeados no Alexa, 175 estão bloqueados na China. A Wikipédia tem 1.048 artigos bloqueados. Temas sensíveis, como o massacre da Praça da Paz Celestial, em 1989, são proibidos de serem mencionados.

ANJ


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114