» mais
Comentar           Imprimir
Mundo
Quarta, 14 de novembro de 2018, 12h06

CPJ condena 'assédio legal' do governo das Filipinas contra o site crítico Rappler


.

O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), entidade internacional de defesa da liberdade de imprensa, condenou as ameaças do governo das Filipinas contra o site de notícias Rappler, conhecido pela cobertura crítica à gestão do presidente Rodrigo Duterte. A entidade pediu o fim da “campanha de assédio legal” contra o veículo de comunicação. Na última sexta-feira (9), autoridades do país anunciaram que pretendem indiciar o portal e sua CEO e editora-executiva, Maria Ressa, por suposta sonegação de impostos.

O Departamento de Justiça acusa o Rappler e Maria de não pagarem impostos pela venda de títulos em 2015 e obter, com isso, 162,5 milhões de pesos filipinos (R$ 11,45 milhões) em ganhos financeiros, informou o jornal Zero Hora. O governo não indica o valor da dívida. O ministro da Justiça, Menardo Guevarra, afirmou que a denúncia de evasão fiscal será apresentada ao Judiciário nesta semana. Pela lei filipina, o delito pode resultar em dez anos de prisão.

O Rappler negou, por meio de nota, a acusação, classificando o processo como "forma clara de intimidação e assédio contínuos contra nós, e uma tentativa de silenciar os jornalistas". Maria, ex-repórter da CNN, receberá o troféu Gwen Ifill 2018 na cerimônia do Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa do CPJ, no dia 20, em Nova York.

Em junho, Maria foi agraciada com o Golden Pen of Freedom (Caneta de Ouro da Liberdade, em tradução livre do inglês) –, na cerimônia que marcou os 70 anos do World News Media Congress e os 25 anos do Fórum Mundial de Editores, em Cascais, Portugal. No evento, a Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA) destacou o trabalho da jornalista como “de vital importância para a democracia nas Filipinas”, país em que a imprensa sofre dura pressão do governo.

ANJ


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Sobre taxação do agronegócio em MT, o que você sugere?

Não deve ser taxado e fica como está.
Muda o discurso e industrialize
Apenas fogo de palha. Logo se acertam.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114