Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Quinta, 09 de setembro de 2010, 10h15

Sul do Chile é atingido por terremoto de 6,1 graus na escala Richter


Brasília – A Região Sul do Chile foi atingida na madrugada de hoje (9), por volta das 3h28, por um terremoto de 6,1 graus na escala Richter, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (cuja sigla em inglês é USGS). Os tremores ocorreram na área de Bío-Bío, a mais afetada em fevereiro, quando houve o pior terremoto dos últimos 50 anos no país, de 8,8 graus de magnitude.

Não há informações sobre vítimas ou perdas materiais, de acordo com o Escritório de Emergência no Chile (cuja sigla em espanhol é Onemi).

O epicentro do terremoto desta madrugada ocorreu a 35 quilômetros (km) da cidade de Concepción - a que ficou mais destruída em fevereiro quando houve o mais intenso dos tremores registrados no país - e a 465 km da capital Santiago. Mas houve tremores considerados de baixa intensidade em outras regiões do país.

O Chile ainda vive em intensa atividade de reconstrução em decorrência do terremoto de fevereiro e dos demais tremores que se seguiram a partir de então. Amanhã (10), uma comissão parlamentar apresenta as conclusões sobre o terremoto de 27 de fevereiro e as consequências. A situação se agravou ainda mais em agosto, quando um desabamento de terra soterrou 33 trabalhadores de uma mina no Norte do país.

As operações de resgaste na região de San José, onde estão os trabalhadores soterrados, têm sido lentas em decorrência dos riscos de novos desabamentos. A previsão das autoridades é que, no máximo, em quatro meses todos os mineiros sejam resgatados. As informações são da rede estatal de televisão do Chile, a TVN.

Renata Giraldi/ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114