Cuiabá | MT 18/04/2024
Mundo
Sábado, 20 de março de 2021, 22h41

Comitê de furacões discute planos para 2021 após estação recorde


.

A temporada de furacões no Oceano Atlântico em 2020 teve um recorde de 30 tempestades tropicais, incluindo 13 furacões e seis grandes furacões, com impactos diretos em muitos países da bacia do Atlântico, Mar do Caribe e Golfo do México.

Houve cinco furacões no Caribe, incluindo dois de categoria 4, ocorridos na Nicarágua com um intervalo de duas semanas. Foram registradas ainda 12 tempestades terrestres no território continental dos Estados Unidos.

 

furacaoomm
PMA Moradores de Puerto Cabezas, a principal cidade da região norte da Nicarágua, após a passagem do furacão Eta.

 

 

Bilhões de dólares

Foi a sexta temporada consecutiva com atividade acima da média, o que causou centenas de vítimas e bilhões de dólares em danos.

 

O secretário-geral da Organização, Petteri Taalas, explicou que a temporada de furacões de 2020 foi uma das mais desafiadoras na história de 40 anos do Programa de Ciclones Tropicais da OMM.

 

Segundo ele, “o número recorde de furacões combinado com Covid-19 criou, literalmente, a tempestade perfeita.”

 

Taalas afirma que pelo segundo ano consecutivo, as restrições para impedir a propagação da pandemia parecem complicar a preparação e a resposta aos furacões. As capacidades de enfrentamento, especialmente em áreas arrasadas por tempestades, estão se esgotando.

 

Ele afirma que mais do que nunca, alertas precisos e oportunos são vitais para minimizar mortes e distúrbios e para maximizar a segurança e o bem-estar públicos.

 

 

 

Próxima temporada

O Comitê de Furacões, que atende a América do Norte, América Central e Caribe examinará o plano operacional para a próxima temporada em sessão virtual de 15 a 17 de março. Isso inclui o fornecimento de previsões e alertas, bem como avaliações de impacto para riscos de vento, tempestades e inundações, e a convenção de nomenclatura.

 

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos atua como Centro Meteorológico Regional Especializado da OMM para previsão de ciclones tropicais, sob um modelo de cooperação internacional bem-sucedido que garante que produtos sofisticados de previsão, treinamento e avaliação de impacto cheguem a países e comunidades mais vulneráveis aos perigos dos ciclones tropicais.

 

 

 

Preparação

“Apesar dos graves impactos e fatalidades que ocorreram em 2020, não há dúvida de que centenas e talvez milhares de vidas foram salvas graças à preparação”, disse Kenneth Graham, diretor do CNF e presidente do Comitê de Furacões.

 

Segundo ele, “alertas oportunos e direcionados garantiram um equilíbrio bem-sucedido entre a necessidade de evacuar e a necessidade de permanecer no meio da pandemia”.

 

Durante a temporada recorde do ano passado, o Centro Nacional de Furacões emitiu 639 pacotes de consultoria, quase o dobro da média. Aeronaves da Força Aérea dos Estados Unidos e do Noaa de Reconhecimento de Furacões realizaram 223 missões para monitorar a trajetória e a intensidade dos ciclones tropicais.

 

A temporada de 2020 teve um início rápido e precoce, com um recorde de nove tempestades de maio a julho. Terminou tarde, com dois grandes furacões registrados pela primeira vez em novembro e em um momento em que a temporada normalmente está terminando. A temporada foi tão ativa que a lista rotativa de 21 nomes da OMM se esgotou e o alfabeto grego foi usado pela segunda vez. A primeira foi em 2005.

 

 

 

Louisiana

No final de agosto, Laura atingiu a costa do estado US$ 19 bilhões em danos e 77 mortes. Setembro foi o mês mais ativo já registrado no Atlântico, com 10 tempestades nomeadas. O lento furacão Sally atingiu a Costa do Golfo dos Estados Unidos provocando graves inundações.

 

Já os furacões Eta e Iota atingiram a categoria 4 na Nicarágua com apenas duas semanas de diferença em novembro, matando centenas de pessoas e impactando toda a região.

 

“Os países em desenvolvimento e as pequenas ilhas do Caribe e da América Central estão cada vez mais vulneráveis aos impactos dos ciclones tropicais, que podem reverter anos de desenvolvimento socioeconômico em questão de horas. Em 2020, vimos isso mais uma vez com efeito trágico”, disse Evan Thompson, presidente da Associação Regional da OMM para a América do Norte, América Central e Caribe.

 

Força da natureza

“Não podemos evitar esta incrível força da natureza, mas temos o poder de minimizar a perda de vidas e propriedades por meio de previsões e alertas precisos e forte coordenação e cooperação regional”, disse Thompson, que também dirige Serviço Meteorológico Nacional da Jamaica.

 

O comitê também considerará sua convenção de nomes.

As listas de nomes de ciclones tropicais do Atlântico se repetem a cada seis anos, a menos que uma tempestade seja tão mortal ou cara que seu nome seja retirado das listas futuras.

 

O Comitê de Furacões discutirá a retirada de nomes de 2020 e 2019 porque isso não estava na agenda do Comitê de Furacões do ano passado devido ao desdobramento da crise do Covid-19. Também será discutido o uso do alfabeto grego. A temporada de furacões começa oficialmente em 1º de junho e dura até 30 de novembro. Em maio, o Nooa emitirá suas previsões para a estação de 2021. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114