Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Domingo, 28 de março de 2021, 10h29

Comércio perigoso: Darkweb oferece certificados falsos de vacinação contra a Covid-19


A empresa de cibersegurança Check Point Research alerta para o crescente número de ofertas na Darknet de documentos e artigos falsos relacionados com a pandemia do coronavírus. Agora é possível comprar até falsos certificados de vacinação e resultados negativos de testes de Covid-19.

Alguns anúncios prometem que em menos de 24 horas, os compradores podem adquirir um teste de Covid-19 negativo na oferta “leve 3, pague 2” por 25 dólares, algo em torno de 140 reais.

Certificados de vacinação ou testes negativos estão sendo exigidos por muitos países para que viajantes internacionais possam atravessar as fronteiras. É bom dizer que quem utiliza um certificado falso pode estar sujeito à processos criminais…

Além disso, os anúncios comercializando supostas vacinas contra o coronavírus aumentaram 300% desde janeiro, com mais de 1.200 anúncios registrados. Criminosos oferecem os imunizantes da Johnson & Johnson, AstraZeneca, Sputnik e SinoPharm por valores entre 500 e 600 dólares a dose, ou mais de 3.300 reais.

 

Comprar no “mercado negro” é um negócio arriscado. Além da incerteza sobre a vacina ser real ou não, o comprador não tem nenhuma garantia de que receberá o produto.

E o perigo não para por ai. Caso a “vacina” seja entregue, existe também a questão de como ela foi transportada. Por exemplo, a vacina da Pfizer/BioNTech deve ser mantida a -70º.

OlharDigital  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114