Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Segunda, 25 de abril de 2011, 07h36

Pelo menos 12 pessoas são mortas a tiros em funerais na Síria


Forças de segurança da Síria abriram fogo contra milhares de pessoas que compareceram no ultimo dia (23) aos funerais de manifestantes mortos durante protestos contra o governo ocorridos no ultimo dia (22). Relatos indicam que pelo menos 12 pessoas morreram.

Segundo testemunhas, os disparos foram feitos na capital, Damasco, além das cidades de Homs, no Oeste do país, e em Ezra, no Sul. As mortes ocorreram, de acordo com os relatos, em Ezra e nos subúrbios de Douma e Barzeh, na capital.

Em Damasco, integrantes das forças de segurança atiraram em pessoas que acompanhavam um funeral. Em outro, os agentes apenas mandaram as pessoas voltar para casa.

Os protestos de ontem foram os mais sangrentos na Síria desde o início das manifestações contra o governo do presidente Bashar Al Assad, que está no poder há quase 11 anos. Os dissidentes pedem reformas democráticas no país.

Entre 70 e 100 manifestantes foram mortos nessa sexta-feira. Os episódios causaram forte reação, dentro e fora do país.

Neste sábado, dois integrantes do Parlamento sírio renunciaram, em protesto pelas mortes. Ambos os parlamentares são da cidade de Deraa, onde ocorreram diversas mortes ontem.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condenou a violência “nos termos mais fortes possíveis” e acusou a Síria de usar força desproporcional contra os dissidentes, além de buscar ajuda iraniana para conter os protestos.

Neste sábado, o governo sírio chamou a declaração de Obama de tendenciosa, por não ser baseada em uma visão objetiva da realidade”. Segundo o Ministério do Exterior iraniano, o governo de Teerã rejeita as acusações americanas.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu uma investigação independente sobre os atos de violência na Síria e exigiu que o governo de Damasco aceite as manifestações populares de forma democrática.

O governo sírio não fez comentários sobre os acontecimentos de hoje, mas, em relação aos protestos de ontem, a agência estatal de notícias, Sana, afirmou que grupos de criminosos mataram integrantes do Exército e da polícia.

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114