Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Sexta, 29 de abril de 2011, 10h36

Economia dos Estados Unidos teve desaceleração no primeiro trimestre


Dados divulgados ontem (28) pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos revelam uma desaceleração da economia americana no primeiro trimestre deste ano.

O Produto Interno Bruto (PIB) avançou 0,4%, o equivalente a uma taxa anualizada de 1,8% nos primeiros três meses do ano. No último trimestre de 2010, a economia americana havia crescido a uma taxa anualizada de 3,1%.

Diferentemente do que acontece no Brasil, nos Estados Unidos a evolução do PIB é medida pela taxa anualizada, que projeta qual seria a expansão em quatro trimestres consecutivos caso o mesmo ritmo de crescimento seja mantido.

Segundo o Departamento do Comércio, a desaceleração se deve principalmente aos altos preços dos combustíveis, que tiveram impacto sobre o consumo das famílias, principal componente do PIB americano.

O consumo das famílias registrou crescimento de 2,7%, bem abaixo dos 4% registrados no trimestre anterior.

Problemas climáticos também afetaram o crescimento, ao atrasar projetos do setor de construção civil. Além disso, o PIB sofreu o impacto de grandes cortes nos gastos do governo em defesa.

Os dados divulgados nesta quinta-feira são uma primeira estimativa e podem ser revisados para cima ou para baixo. A segunda estimativa será anunciada em 26 de maio.

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114