Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Sábado, 07 de maio de 2011, 04h22

Primeiro-ministro do Japão cobra fechamento de usina para evitar novos acidentes nucleares


O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, cobrou ontem (6) a suspensão do funcionamento da Usina Nuclear Hamaoka, administrada pela Chubu Electric Power Company. A usina fica a cerca de 200 quilômetros de Tóquio. Kan disse que há riscos de acidentes nucleares envolvendo a usina em decorrência das ameaças de tremores de terra na região.

As informações são da rede estatal de televisão japonesa, a NHK. Kan pediu o fechamento dos reatores 4 e 5, assim como a suspensão do começo das operações do reator 3. A usina, localizada na Shizuoka Hamaoka, tem cinco reatores. Os reatores 1 e 2 estão prestes a ser fechados definitivamente.

A Usina Nuclear Hamaoka está localizada em uma região em que há previsão de terremotos que podem atingir até 8 graus na escala Richter, segundo especialistas. Os riscos de segurança são citados com frequência por parlamentares japoneses.

O primeiro-ministro reafirmou a necessidade de aumentar o sistema de segurança das usinas nucleares no país. Kan citou como exemplo o que ocorreu na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão, que registrou vários vazamentos e explosões radioativos.

No último 11 de março, o Japão viveu um dos piores momentos de sua história. Um terremoto de 9 graus na escala Richter, seguido por tsunami, atingiu o Nordeste do país. Em decorrência dos abalos sísmicos houve danos na estrutura da Usina de Fukushima, gerando vazamentos e explosões. Pelo menos 25 mil pessoas estão mortas ou desaparecidas.

 

 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114