Cuiabá | MT 24/04/2024
Mundo
Sábado, 07 de maio de 2011, 23h06

Forças leais a Kadhafi destroem depósitos de combustível na Líbia


Tanques foram destruídos em Misrata, cidade disputada pelos dois lados. Combates próximo à fronteira com a Tunísia se intensificam.

Forças do governo da Líbia bombardearam grandes tanques de depósito de combustível na disputada cidade de Misrata, no oeste do país, destruindo os tanques e causando um grande incêndio, disseram rebeldes neste sábado (7).

O bombardeio ocorreu durante a madrugada depois que salvas de artilharia disparadas pelas forças leais ao ditador Muammar Kadhafi caíram na Tunísia, caracterizando um aumento nos combates entre soldados líbios e rebeldes contrários ao governo perto da fronteira.

Misrata é a última cidade do oeste sob controle rebelde. A região portuária está sitiada há mais de dois meses e testemunhou algumas das batalhas mais sangrentas entre forças leais a Gaddafi e opositores.

Os rebeldes deram informações variadas sobre o bombardeio a Misrata, mas disseram que o ataque, ocorrido à noite e de madrugada e que atingiu combustível para exportação e consumo interno, é um golpe na capacidade rebelde de resistir ao cerco.

"Quatro tanques foram totalmente destruídos e um grande incêndio ocorreu, espalhando-se agora para os outros quatro. Não conseguimos extingui-lo, pois não temos as ferramentas certas", afirmou à Reuters o porta-voz rebelde, Ahmed Hassan.

"Agora a cidade enfrenta um grande problema. Aquelas não eram apenas fontes de combustível para a cidade. Esses tanques poderiam ter mantido a cidade por três meses com suficiente combustível", afirmou o porta-voz por telefone.

Hassan afirmou que forças do governo usaram pequenos aviões, normalmente utilizados para jogar pesticidas, para realizar o ataque durante a noite em Qasr Ahmed. Mais tarde, ele disse à emissora de televisão Al-Jazeera que três helicópteros com emblemas do Crescente Vermelho realizaram o ataque.

Outro porta-voz rebelde, que se identificou como Abdelsalam, disse que um helicóptero do governo realizou uma missão de reconhecimento sobre o porto e, duas horas depois, por volta da meia-noite, no horário local, forças governamentais dispararam foguetes e atingiram três tanques de combustível pertencentes à Brega Oil Company.

Rebeldes notificaram a Otan sobre os aviões antes do ataque, mas não houve resposta, afirmou Hassan. No mês passado, forças do governo realizaram pelo menos uma missão de reconhecimento sobre Misrata com um helicóptero, de acordo com rebeldes.

Combates na fronteira
Escolas foram esvaziadas e moradores correram para locais seguros na cidade tunisiana de Dehiba, que foi repetidamente atingida por bombardeios nas últimas semanas, enquanto os rivais líbios lutam pelo controle de um ponto de passagem na fronteira.

Os combates foram intensificados nas montanhas do Oeste da Líbia no momento em que forças leais a Gaddafi e rebeldes, estes últimos apoiados por bombardeios da Otan, chegaram a um impasse em outras frentes da guerra civil.

Ondas de poeira e rochas marcaram os locais onde pelo menos 13 projéteis caíram do lado tunisiano.

Rajadas de armas de pequenas e grandes proporções também foram ouvidas cerca de 4 quilômetros dentro da Líbia, disse uma testemunha Reuters na fronteira.

A batalha é pelo controle da passagem fronteiriça de Dehiba-Wazzin, que dá aos rebeldes uma ligação do mundo externo para dentro dos seus redutos nas regiões montanhosas, onde batalham para tentar tirar Gaddafi do poder após mais de quatro décadas.

 

 

G1




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114