Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Terça, 10 de maio de 2011, 13h47

Japão autoriza visitas rápidas em locais com risco de contaminação


Cerca de dois meses depois do pior terremoto seguido por tsunami no Japão, os moradores que tiveram que deixar suas casas, na região de Fukushima atingida pelos acidentes nucleares, puderam hoje (10) fazer breves visitas aos locais onde moravam. As visitas serão permitidas até o final de maio exceto em áreas que estejam a menos de 3 quilômetros da usina.

O governo japonês criou uma zona de 20 quilômetros ao redor da usina, após os primeiros vazamentos e explosões nucleares, ocorridos em 11 de março. Para as autoridades, o risco de contaminação atingia não só as pessoas, mas também os animais e plantas, além da água e do ar.

Moradores de nove cidades ao redor da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do país, foram obrigados a deixar as residências por causa do risco de contaminação radioativa. De acordo com informações da rede estatal de televisão, NHK, 92 pessoas de 54 famílias, da cidade de Kawauchi, puderam verificar hoje como estão suas casas e retirar alguns pertences.

Para visitar as casas, as 92 pessoas, com idades de 21 a 85 anos, vestiram roupas de proteção, usaram aparelhos de comunicação externa e medidores de radiação. Todos foram levados em um ônibus até a cidade. Depois da visita, as pessoas foram submetidas a exames específicos para a medição de radiação.

Na próxima quinta-feira (12), será a vez de um grupo de moradores da cidade de Katsurao Village visitar rapidamente suas casas. Exatamente como ocorreu hoje, eles serão orientados a vestir roupas próprias e usar equipamentos para ingressar nas residências.

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114