Cuiabá | MT 20/04/2024
Mundo
Quinta, 12 de maio de 2011, 09h27

Reino Unido vai ampliar representação no Brasil


O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, William Hague, anunciou ontem (11) que vai reforçar a representação diplomática no Brasil. O embaixador britânico, Alan Charlton, acrescentou ainda que será ampliado o número de funcionários em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de Recife. No caso de Recife, o consulado vai aumentar de tamanho em decorrência da intensificação do comércio de britânicos na região.

"É com satisfação que anunciamos a intenção de atualizar a presença britânica em Recife para um consulado permanente. Fazemos isso porque reconhecemos que Recife é a passagem econômica para o Nordeste do Brasil, a maior região produtora do Brasil, com grandes oportunidades para comércio e investimento”, disse Charlton, em nota divulgada pela embaixada.

Em seguida, o embaixador acrescentou que: “Queremos apoiar as empresas do Reino Unido para que aproveitem essas oportunidades”. Segundo ele, a decisão reflete uma decisão do governo britânico em valorizar o Brasil.

“Este anúncio reflete a crescente importância do Brasil para o Reino Unido. Isso é parte de um amplo revigoramento da rede diplomática do Reino Unido visando ao século 21 e com ideais de expansão das nossas ligações com [os países] em desenvolvimento”, diz a nota.

A ideia é reforçar as embaixadas britânicas no Brasil, México, na China, Índia, Turquia, e Indonésia. Também está em estudo a possibilidade de ampliar as representações diplomáticas em Angola, na Argentina, Tailândia, Coreia do Norte, Birmânia e no Chile.

Hague afirmou também que serão abertas embaixadas em El Salvador, no Quirguistão e Sudão. No total, segundo o ministro, há 140 embaixadas britânicas no mundo. Porém, ele ressaltou que, apesar dos planos de ampliação, será possível reduzir os gastos na área em cerca de 115 milhões de euros por ano.

As informações são da Embaixada do Reino Unido no Brasil e da agência pública de notícias de Portugal, a Lusa.

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114