Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Quinta, 12 de maio de 2011, 13h57

Khadafi reaparece após duas semanas, em imagens na TV


Depois de quase duas semanas sem que o presidente da Líbia, Muammar Khadafi, aparecesse em público, imagens dele foram mostradas ontem (11) à noite pela rede estatal de televisão do país. Nelas, ele aparece com uma roupa marrom e óculos escuros, demonstrando estar saudável, e conversando com autoridades. É a primeira aparição pública de Khadafi depois da morte de um dos filhos e de três netos do presidente por forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Também ontem os líderes oposicionistas afirmaram ter tomado o Aeroporto de Misrata, a terceira maior cidade líbia, após confrontos com soldados leais ao regime de Khadafi. Misrata é a única grande cidade do Oeste da Líbia controlada em sua maior parte por opositores.

Testemunhas disseram que centenas de pessoas ligadas à oposição celebraram nas ruas após a retirada dos soldados leais ao líder líbio. Na fuga, eles abandonaram tanques, que foram incendiados. Durante as últimas semanas, o Porto de Misrata se tornou a única via de acesso para a chegada de suprimentos e a partida de civis que fogem dos conflitos.

Relatos afirmaram ainda que ocorreram fortes explosões na capital do país, Trípoli. A Otan informou que seus aviões realizaram mais de 6 mil missões no país desde que a organização assumiu o controle das operações, no fim de março.

A crise na Líbia começou depois que protestos inspirados nas manifestações populares que derrubaram os governos da Tunísia e do Egito foram reprimidos violentamente. Por condenarem a violência, vários diplomatas líbios no exterior abandonaram o regime, e o Conselho de Segurança das Nações Unidas autorizou o uso de força para a proteção de civis.
 


 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114