Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Segunda, 23 de maio de 2011, 13h36

No México, autoridades descobrem túnel que seria utilizado por cartéis


Um túnel ainda em construção, com 5 metros de profundidade e 2 metros de diâmetro, ligando o México aos Estados Unidos, foi descoberto ontem (22) por militares do Exército mexicano. De acordo com as autoridades, o objetivo com a construção do túnel era facilitar o tráfico de pessoas, drogas e armas. As informações são da agência pública de notícias de Portugal, a Lusa.

A região fronteiriça entre o México e os Estados Unidos é controlada principalmente por dois cartéis de tráfico humano, de drogas e de armas – Los Zetas e El Golfo. A Secretaria de Defesa Nacional do México informou que a descoberta foi possível porque houve uma denúncia anônima.

“Não descartamos a possibilidade de os construtores do túnel pretenderem utilizá-lo para o tráfico de pessoas e drogas para os Estados Unidos, assim como de armas e dinheiro norte-americano para o México”, informou o comunicado divulgado pela secretaria.

No ano passado, um grupo de 72 imigrantes foi assassinado na região de Tamaulipas, uma das mais violentas do México. O crime foi atribuído ao cartel Los Zetas. No grupo havia quatro brasileiros. Segundo depoimentos, os imigrantes, a maioria da América Central, pretendiam passar pela fronteira mexicana para chegar aos Estados Unidos.

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114