Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Terça, 24 de maio de 2011, 03h21

Brasileiro preso no Paquistão chega ao Brasil nesta terça


O advogado brasileiro Rodrigo Moreto Cubek, de 30 anos, deve chegar amanhã (24) pela manhã ao Brasil. Cubek foi preso em Islamabad, no Paquistão, depois de mostrar, no último dia 13, a imagem da Virgem Maria e gritar durante as orações na Mesquita de Faisal, uma das principais do país.

Cubek foi libertado na sexta-feira (20) e aguardou, na casa do embaixador brasileiro no Paquistão, Alfredo Leoni, o primeiro voo para o Brasil. O ato do brasileiro é considerado blasfêmia pela Justiça paquistanesa e ofensa grave, alvo de punições severas pelas leis locais. Cubek mora em Curitiba.

A Justiça do Paquistão cobrou fiança de 100 mil rupias (cerca de US$ 1.180 ou R$ 1907, pelo câmbio de hoje, 23) para liberá-lo do processo judicial. O Ministério das Relações Exteriores informou que o advogado pagou com recursos próprios a fiança e a passagem de volta ao Brasil.

Cubek foi acusado de causar perturbação em local público e estimular a animosidade. O processo para libertar o advogado foi negociado pelo embaixador brasileiro. O Ministério das Relações Exteriores informou ter mantido o assunto sob sigilo por questão de segurança.

De acordo com diplomatas, havia receio de que a divulgação de detalhes sobre o processo de Cubek estimulasse reações de religiosos extremistas. Por precaução, houve reforço do esquema de segurança da Embaixada do Brasil, sediada em Islamabad.

Em depoimento no Paquistão, o advogado disse ter tentado entrar na área da mesquita, reservada para os religiosos, porque ouviu vozes que lhe transmitiam orientações, como gritar e mostrar a imagem da Virgem Maria.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114