Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Terça, 24 de maio de 2011, 08h26

Allende: primeira fase de investigações deve durar seis dias


A primeira etapa do processo de investigação sobre a morte de Salvador Allende, ex-presidente do Chile (1970-1973), vai levar de cinco a seis dias. Só depois dessa fase é que os especialistas definirão a data para a divulgação dos resultados das apurações. Depois da exumação, feita ontem (23) no mausoléu da família no Cemitério Geral de Santiago, serão feitas análises de antropologia e exames de sangue.

A equipe de peritos reúne 11 profissionais de várias áreas, como médicos, antropólogos e biológos, entre outros, sob o comando do Ministério Público e do Serviço Médico-Legal. A ação será acompanhada pela família Allende. A retirada do caixão de Allende foi feita durante uma cerimônia nesta manhã – das 7h30 às 8h40. O caixão estava coberto pela bandeira nacional do Chile.

É a segunda vez que o corpo de Allende é exumado no Chile, a primeira foi em 1990 para receber as honras de chefe de Estado. Porém, é a primeira vez que a Justiça chilena abre um inquérito para investigar as circunstâncias da morte do ex-presidente - último chefe de Estado democraticamente eleito no país antes do golpe militar de 1973.

Para a família Allende, o ex-presidente se suicidou. “O presidente Allende decidiu pelo gesto de morrer por uma questão de coerência política”, disse a senadora Isabel Allende, filha do ex-presidente. “[Apoiamos esta exumação] com a esperança de que os resultados [dos exames] acabem com todas as dúvidas.”

Na sociedade chilena há dúvidas sobre a causa da morte de Allende. Oficialmente, a informação é que ele se matou. Allende morreu há quase 38 anos. O pedido de abertura de inquérito foi feito por Beatriz Pedrals, da Justiça Fiscal, e as investigações serão comandadas pelo representante do Ministério Público do Chile, ministro Mario Carroza.

Allende morreu em 11 de setembro de 1973, quando as forças do general Augusto Pinochet invadiram a sede do governo, o Palácio de La Moneda, onde estava o então presidente. Durante o golpe militar, a informação divulgada sobre a morte de Allende era que ele se matou com um tiro.

O caso do ex-presidente está entre 726 processos envolvendo vítimas de violação de direitos humanos durante o período militar no Chile – de 1973 a 1990. A ditadura do ex-presidente Augusto Pinochet é considerada por historiadores uma das mais violentas da América Latina.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114