Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Terça, 31 de maio de 2011, 19h34

Robô acha hieróglifos perdidos em pirâmide


Hieróglifos perdidos de 4500 anos foram encontrados na parede de uma câmara secreta, dentro da Grande Pirâmide de Quéops, no Egito.

Os escritos em tinta vermelha foram vistos pela primeira vez por olhos humanos desde a construção da maior das pirâmides egípcias graças a um pequeno robô explorador.

O Djedi foi criado na Universidade de Leeds e é utilizado por um grupo internacional de pesquisadores para explorar a Grande Pirâmide. Sua micro câmera “snake”, de apenas 8 mm, foi capaz de penetrar em uma pequena câmara localizada no final de um túnel estreito – um local impossível de ser acessado por uma pessoa.

Este e outros equipamentos do Djedi, como um ultrassom que pode determinar a espessura de paredes e um robô besouro que cabe em espaços de 19 mm, devem ajudar a desvendar alguns dos mistérios que envolvem a construção da grande pirâmide de Gizé.

Maravilha

Com 137 metros de altura, a pirâmide de Quéops é uma das três que integram o conjunto conhecido como Pirâmides de Gizé. Ela, no entanto, é a única das três a ser considerada uma das Sete Maravilhas do mundo antigo (e a única maravilha antiga que ainda existe).

Ela foi construída pelo faraó egípcio Khufu, mais conhecido por seu nome grego Quéops. Segundo os pesquisadores, o faraó teria se consultado com um mago chamado Djedi para construir seu túmulo gigante – e é daí que vem o nome da expedição robótica da Universidade de Leeds.

A Grande Pirâmide contém quarto túneis estreitos, dois que levam à câmara do Rei e dois à da Rainha. No entanto, não há um consenso entre os historiadores de para que eles serviam, uma vez que são muito estreitos. As imagens recém liberadas pelo Djedi vieram de uma pequena câmara escondida no final de um dos fossos que sai da câmara da Rainha. Além de possuir apenas 20cm X 20 cm, esse fosso foi construído em um ângulo de 40 graus, o que dificulta bastante as tentativas de obter imagens. Para piorar, não há entrada para a câmara: apenas um pequeno orifício.

Mistério

O robô explorador foi capaz de subir pelas paredes do fosso e carregar a câmera ‘micro snake’, para fazer imagens inéditas, já que outras expedições permitiam somente fotos feitas de frente. Elas revelam hieróglifos que, os pesquisadores acreditam, foram feitos pelos trabalhadores da pirâmide. Marcas similares só haviam encontradas no teto da câmara do Rei.

Além da escrita, outros detalhes puderam ser observados dentro da câmara: dois pinos de cobre na “porta” de entrada. A existência desses pinos intriga os pesquisadores há mais de 20 anos: eles são os únicos pedaços de metal usados na Grande Pirâmide, mas sua função é desconhecida. As novas fotos, feitas de um ângulo inédito, revelam detalhes que podem ajudar a explicar se os pinos eram maçanetas ou até mesmo parte de um sistema elétrico (o que não parece ser o caso).

A próxima etapa é examinar a parede oposta da câmara e descobrir se, na verdade, não se trata de mais uma “porta” que leva a outro local escondido. O Djedi deve usar, em breve, uma furadeira que pode penetrar na parede, removendo pouco material e revelando, quem sabe, mais um mistério da Grande Pirâmide.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114