Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Quinta, 02 de junho de 2011, 08h03

Banco Mundial ajudará a combater aquecimento


O Banco Mundial vai ajudar os integrantes do Grupo C40 de Grandes Cidades a combater os efeitos negativos das mudanças climáticas. O anúncio foi feito ontem (1°) durante a plenária de abertura do encontro do grupo, na capital paulista.

No evento, os presidentes do Banco Mundial, Robert Zoellick, e do Grupo C40, Michael Bloomberg, que é também prefeito de Nova York, assinaram o memorando que prevê a parceria. O banco vai dar auxílio técnico para que as cidades desenvolvam um plano de ações contra as mudanças climáticas e também um sistema de controle das emissões de gases de efeito estufa.

Segundo Zoelick, com essas duas medidas, as cidades poderão buscar recursos para implementar as ações planejadas. “As cidades terão mais oportunidade de financiamento, inclusive com investidores privados”, destacou. De acordo com ele, os planos municipais de combate às mudanças climáticas terão que contemplar três pontos. O primeiro é conter ações de prevenção a desastres naturais. Além disso, terão de prever construções mais sustentáveis e envolver a população local nas ações previstas.

O presidente do Grupo C40 ratificou que a medida representará oportunidade de acesso a financiamento para as cidades e planejamento com a qualidade técnica do Banco Mundial. “A parceria é um marco do reconhecimento da liderança das cidades no combate às mudanças climáticas”, destacou Michael Bloomberg.

Os três municípios brasileiros que integram o grupo são o Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114