Cuiabá | MT 25/04/2024
Mundo
Segunda, 06 de junho de 2011, 12h24

Centro-direita vence socialistas e governará Portugal


O Partido Social Democrata (PSD), de centro-direita, obteve uma sólida vitória nas eleições parlamentares realizadas em Portugal no domingo, punindo assim o governo socialista por buscar uma ajuda internacional de 78 bilhões de euros que mergulhará o país num período de forte austeridade econômica.

O resultado deve pôr fim a meses de incerteza política que começou com o colapso do governo socialista, em março, e levou Portugal a se tornar o terceiro país da zona do euro a recorrer a um pacote de ajuda financeira, como já haviam feito Grécia e Irlanda.

Resultados parciais da apuração e pesquisas de boca-de-urna mostram o PSD com cerca de 39 por cento dos votos, os Socialistas com 28 por cento e o CDS com 12 por cento.

O líder social-democrata, Pedro Passos Coelho, deve agora formar uma coalizão majoritária com o CDS, pequeno partido de direita, e implementar medidas de austeridade pactuadas com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI), como exigência para a obtenção do pacote de resgate.

O resultado eleitoral mostrou que muitos portugueses culpam os socialistas, no poder há seis anos, pela crise econômica do país.

"É uma vitória que mostra um grande cartão vermelho para José Sócrates (o primeiro-ministro socialista), que deixou este país de joelhos", disse Júlio Peixoto, 43 anos, portando uma bandeira gigante do PSD diante da sede da campanha eleitoral do partido, em Lisboa.

Sócrates renunciou em março, depois que seu governo não conseguiu aprovar um pacote de medidas de austeridade, mas se manteve internamente no cargo. Ele se responsabilizou pela derrota e deixou a liderança do Partido Socialista.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114