Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Quinta, 30 de junho de 2011, 23h09

Cuba reage às críticas dos EUA sobre violação de direitos humanos no país


governo de Cuba reagiu às informações do Departamento de Estado norte-americano que faz críticas à política de direitos humanos no país. A diretora da América do Norte do Ministério das Relações Exteriores de Cuba, Josefina Vidal, disse que a análise é uma “calúnia vergonhosa”. Segundo ela, o relatório é “falso”. Pelo documento, Cuba, apontado como um país de trânsito na região, registra elevados casos de tráfico humanos e violações.

Vidal acrescentou que o governo de Cuba adota uma política de “desempenho exemplar” na proteção de crianças, jovens e mulheres. As informações são do jornal oficial cubano, Granma. Pelo relatório norte-americano, Cuba mantém contrastes evidentes.

“Na região, Cuba adota um dos padrões mais avançados e mecanismos para prevenir e combater o tráfico [de pessoas] e o cuidado na proteção das crianças e dos setores vulneráveis da população”, disse a diretora. “Os Estados Unidos simplesmente decidiram, mais uma vez, ignorar os fatos.”

Os governos de Cuba e dos Estados Unidos não têm relações políticas e econômicas, agravadas pelo embargo imposto pelos norte-americanos aos cubanos desde 1962. Críticas mútuas e tensões são constantes entre as autoridades dos dois países.

Segundo Vidal, a inclusão de Cuba no relatório é uma tentativa de “desacreditar a política adotada no país. “[Há uma] para justificar uma política fracassada e cruel imposta pelo bloqueio [a Cuba]. Esta é a única razão para a inclusão arbitrária de Cuba nessa lista”, disse ela.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114