Cuiabá | MT 18/04/2024
Mundo
Segunda, 04 de julho de 2011, 08h21

Imeq participa de projeto de Metrologia Legal em Moçambique


O Governo do Estado, por meio do Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq-MT), está participando do Projeto de Cooperação Trilateral em Moçambique. A iniciativa é um acordo entre o governo brasileiro, por meio do Inmetro e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC); governo alemão, por meio do seu Instituto Nacional de Metrologia (PTB) e de sua Agência de Cooperação (GTZ) e o governo de Moçambique, por intermédio do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ).

O Agente Metrológico do Imeq Rogério Sidnei Alves, foi convidado para que, na qualidade de especialista da área de Metrologia Legal participasse da Missão Brasileira acompanhado do coordenador do projeto, Maurício Martinelli Reche do Inmetro.

O objetivo da Cooperação Trilateral é o fortalecimento institucional e técnico do INNOQ, com sede em Maputo, capital de Moçambique. Com a abertura da zona de livre de comércio entre os países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), houve a necessidade de Moçambique capacitar-se para fornecer serviços e produtos de qualidade reconhecida e estabelecer os padrões metrológicos e de qualidade dos produtos importados. Nesse contexto, o INNOQ tem um papel essencial e estratégico para o país (Moçambique).

Buscando fortalecer gerencial e tecnicamente o INNOQ, o projeto apoiará o incremento de seus serviços e a realização de ações previstas em seu plano estratégico. Visa contribuir para o desenvolvimento de Moçambique, por meio da implantação de padrões de qualidade dos produtos fabricados no país (e dos produtos importados), para proporcionar maior credibilidade, qualidade e competitividade no mercado interno e externo e segurança à sociedade moçambicana.

Um dos focos da ação é a implantação das atividades de Metrologia Legal em Moçambique. Nesse sentido o Inmetro conta com a contribuição e colaboração de técnicos de seus Órgãos Delegados. Na próxima etapa do Projeto está prevista a realização de um curso de reciclagem sobre instrumentos de pesagem não automático (balanças) e bombas medidoras de combustíveis líquidos e pesos.

Para esta etapa, Rogério Sidnei Alves, agente metrológico do Imeq-MT foi convidado pelo Inmetro, devido sua experiência na implementação das referidas atividades.

O Imeq é um órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e vinculado à Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).

Missão Internacional

A Missão Internacional visa assessorar o INNOQ na elaboração do curso de reciclagem dos 43 Conselhos Municipais de Moçambique, formando no período de 27 de junho a 1º de julho os monitores do INNOQ que aplicarão o curso aos responsáveis pela execução das atividades de verificação dos instrumentos de medição. Além da elaboração do referido curso em todas as suas fases, a missão possui objetivo de cooperar e auxiliar na análise e revisão dos procedimentos técnicos metrológicos de Moçambique.

“A escolha de Rogério Sidnei para esta missão demonstra mais uma vez, o alto nível de capacidade, conhecimento e competência dos metrologistas do Imeq, que sempre se destacam nas atividades que exercem. Buscar a manutenção do alto grau de capacitação dos servidores, os quais sempre, oportunamente, trazem orgulho ao Estado de Mato Grosso é nosso desafio”, declarou Clodoaldo José Ferreira, presidente do Imeq.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114