Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Segunda, 11 de julho de 2011, 11h41

Japoneses lembram o terremoto e tsunami com homenagens às vítimas


Os japoneses pararam hoje (11) por alguns minutos para lembrar os quatro meses do terremoto seguido por tsunami – de 11 de março – que deixou cerca de 25 mil mortos e desaparecidos no Japão. Nas regiões do Centro e Nordeste do país, as pessoas homenagearam as vítimas e lembraram a data de várias formas. As informações são da emissora de televisão estatal japonesa, NHk.

A catástrofe no Japão se agravou com as explosões e vazamentos radioativos da Usina de Fukushima Daiichi, no Nordeste do país. Os reatores da usina sofreram rachaduras e acabaram permitindo os vazamentos e gerando os acidentes. O caso levou o país e o mundo a observar a energia nuclear com outra perspectiva. Várias cidades ao redor da usina foram esvaziadas e as pessoas passaram a morar de forma improvisada em outras áreas.

Uma das homenagens mais emocionantes em homenagem às vítimas do terremoto e do tsunami foi a do pescador Yamada Yasuhiro, da cidade de Iwate, que perdeu os pais, a mulher e os filhos na catástrofe.

Yamada fez uma prece com oferendas - flores, bebidas e comida – em uma praça pública da cidade. O pescador contou que a vida dele mudou completamente nos últimos quatro meses. De acordo com ele, o sentido de perda passou a ser muito mais profundo.

Na cidade de Ishinomaki, na região de Miyagi, no Nordeste do país, está sendo construído um memorial em homenagem às vítimas. A estimativa é que cerca de 200 pessoas que viviam na área foram afetadas pelo terremoto seguido por tsunami.

Em uma escola na região de Ibaraki, também no Nordeste do país, o diretor do colégio fez uma reunião com os alunos e lembrou que todos foram fortes e devem ter orgulho dos esforços feitos depois da catástrofe. A escola foi destruída e os estudantes mudaram para um edifício pré-fabricado.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114