Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Segunda, 11 de julho de 2011, 19h18

União Europeia faz reunião de emergência em meio a temor sobre crise na Itália


Em meio aos temores de que a Itália possa ser a próxima vítima da contaminação da crise na zona do euro, especialistas do setor de finanças da União Europeia fazem hoje (11) uma reunião de emergência, marcada, oficialmente, para discutir um pacote de ajuda financeira à Grécia. O principal índice da Bolsa de Valores de Milão caiu 3,5% na última sexta-feira (8), enquanto as ações do maior banco do país, o Unicredit Spa, caíram 7,9%.

As quedas, segundo analistas, foram provocadas pelos temores que o governo italiano, enfraquecido por escândalos políticos, não consiga implementar um necessário plano de cortes de gastos para conter o déficit público.

A reunião de hoje foi convocada no fim de semana pelo presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy. Um porta-voz de Rompuy afirmou que o encontro não é uma reunião de crise, mas de coordenação, e negou que a situação da Itália esteja na agenda.

Mas analistas e funcionários envolvidos na reunião consideram que será inevitável a discussão sobre o tema. A Itália é a terceira maior economia da zona do euro.

Além de Van Rompuy, participam da reunião em Bruxelas o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, o chefe dos ministros das Finanças da zona do euro, Jean-Claude Juncker, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e o comissário da União Europeia para Assuntos Econômicos, Olli Rehn.

O encontro será seguido de uma reunião já programada entre os ministros das Finanças dos países da zona do euro. A pauta oficial da reunião é a discussão sobre o segundo pacote de ajuda financeira à Grécia – que recebeu 110 bilhões de euros (cerca de R$ 245 bilhões). A ajuda foi acertada no ano passado, mas o país necessita de um novo aporte financeiro para conseguir cumprir os pagamentos de sua dívida.

Na semana passada, a agência de classificação de risco Standard & Poor's advertiu que a proposta original para uma reestruturação voluntária da dívida grega seria considerada na prática uma moratória, provocando o rebaixamento da nota dada aos títulos do país.

O novo pacote de ajuda à Grécia vem sendo negociado há várias semanas, mas até agora não houve um consenso entre os países da zona do euro e representantes dos credores sobre as condições para a sua aprovação.

Autoridades europeias temem que um atraso grande na aprovação do plano possa prejudicar a situação de outros países da região que também enfrentam dificuldades financeiras, como Portugal, a Espanha e a Irlanda, além da Itália, cuja relação entre a dívida e o Produto Interno Bruto (PIB) é menor apenas do que a da Grécia, entre os países da zona do euro.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114