Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Terça, 12 de julho de 2011, 11h34

Presidente da Síria perdeu legitimidade, diz secretária de Estado norte-americana


A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse ontem (11) que o presidente da Síria, Bashar Al Assad, alvo de manifestações violentas desde o começo deste ano, perdeu a legitimidade. A reação da secretária ocorreu depois que as embaixadas dos Estados Unidos e da França foram atacadas em protestos contra a visita dos embaixadores a uma cidade em poder da oposição.

“[O presidente Assad] perdeu sua legitimidade”, disse Hillary. “[Assad] não é indispensável”, acrescentou. As representações diplomáticas tiveram janelas quebradas e estruturas estragadas por simpatizantes de Assad ontem. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da França, três seguranças da representação ficaram feridos.

“[Espero que a Síria] cumpra sua responsabilidade internacional de proteger todos os diplomatas e as propriedades de todos os países”, disse Hillary. “Sob a nossa perspectiva, ele [Assad] perdeu a legitimidade. Nosso objetivo é que a vontade do povo sírio por transformação democrática se concretize”, completou a secretária.

Segundo analistas políticos, o governo dos Estados Unidos, no entanto, teme que se repita o que ocorre na Líbia. Após pedirem a saída do líder Muammar Khadafi do poder, os norte-americanos e aliados têm dificuldades em derrotar o seu regime.

A porta-voz do Departamento de Estado americano, Victoria Nuland, disse que diplomatas sírios nos Estados Unidos serão convocados por causa dos ataques à embaixada e que a restauração dos estragos será cobrada da Síria. No país, a repressão aos protestos, iniciados em meados de março, deixou, segundo organizações não governamentais, 1,4 mil civis e 350 oficiais de segurança mortos.

No final de semana, o governo de Assad começou um processo de diálogo para debater reformas políticas, mas muitos líderes da oposição têm boicotado a iniciativa.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114