Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Quarta, 24 de agosto de 2011, 18h43

Desaparecido, Khadafi faz novo pronunciamento e 'fala em vitória ou martírio'


O paradeiro do líder líbio, Muammar Khadafi, ainda é desconhecido. Os integrantes da oposição ao regime de Khadafi que invadiram o bairro de Bab Al Aziziya, o quartel-general do líder em Trípoli, não encontraram pistas que levem ao seu esconderijo.
Apesar das dúvidas sobre seu paradeiro, Khadafi se pronunciou em tom de desafio em uma mensagem de áudio transmitida em um canal de televisão. Na mensagem, ele falou em "martírio ou vitória". "Saí um pouco em Trípoli, discretamente, sem ser visto pelas pessoas e não senti que a capital estivesse em perigo", disse ele.

Khadafi não é visto em público desde maio. Uma de suas aparições mais recentes na televisão foi no meio de junho, quando foi mostrado jogando xadrez com o presidente da federação internacional da modalidade, Kirsan Ilyumzhinov.

Segunda-feira (22), quando Saif Al Islam, filho e sucessor de Khadafi, apareceu no hotel onde estavam os jornalistas estrangeiros e foi perguntado se seu pai estava na capital líbia, ele respondeu: "Sim, é claro".

Também anteontem Ilyumzhinov contou ter conversado por telefone com Khadafi e Saif Al Islam. "[Saif Al Islam] deu o telefone ao pai, que disse que estava em Trípoli, estava vivo e bem e preparado para lutar até o fim", disse Ilyumzhinov.

Mas há especulações de que Khadafi tenha deixado a capital. Um dos boatos é que o líder líbio saiu de Trípoli há algum tempo e voltou para sua cidade natal, Sirte, ou a cidade de Sabha. De Sabha, Khadafi poderia fugir pelo deserto do Saara para países como Níger e Chade ou até mesmo Mali, onde ele conta com algum apoio. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114