Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Segunda, 05 de setembro de 2011, 18h41

Grã-Bretanha investiga denúncias de cumplicidade com torturas no governo Khadafi


O governo da Grã-Bretanha começou a investigar se autoridades britânicas foram cúmplices da tortura de suspeitos de terrorismo durante o regime do presidente da Líbia, Muammar Khadafi. O novo comandante militar de Trípoli (a capital líbia), Abdel Hakim Belhaj, exigiu hoje (5) um pedido de desculpas de britânicos e norte-americanos pela violência cometida por eles.

A exigência de Belhaj se deve à descoberta de documentos que revelam que os dois países foram cúmplices de agressões e torturas durante a gestão Khadafi – que ficou quase 42 anos no poder. “O que me fizeram foi ilegal e merece um pedido de desculpas”, disse Belhaj.

Na Grã-Bretanha, o inquérito vai investigar ligações entre serviços de inteligência britânicas e agentes de segurança de Khadafi. A investigação se dedicará a analisar os documentos encontrados recentemente em Trípoli pela organização não governamental Human Rights Watch.

Os documentos indicam que houve colaboração da Grã-Bretanha na captura e transferência de Belhaj e da mulher dele, acusados de terrorismo, para a Líbia. Belhaj contou ter sido torturado e preso injustamente. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114