Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Domingo, 11 de setembro de 2011, 22h25

Chávez liga para Dilma e garante refinaria


Em telefonema na tarde de ontem, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou à presidente Dilma Rousseff que a PDVSA (estatal venezuelana de petróleo) irá cumprir com o aporte de recursos acordados com a Petrobras para o projeto da Refinaria Abreu e Lima, a ser construída em Pernambuco.

O impasse entre as duas empresas se arrasta desde 2009. Recentemente, a venezuelana questionou os valores do projeto.

O prazo inicial de repasse dos recursos acabou em agosto. A entrega das garantias junto ao BNDES, entretanto, acabou estendida até o último dia de setembro.

A PDVSA precisa assumir 40% do empréstimo de R$ 10 bilhões tomado pela Petrobras junto ao banco. Caso as garantias sejam aceitas pelo BNDES, a estatal venezuelana teria ainda até o fim de novembro para fazer o aporte dos valores.

O acordo para a construção da Refinaria Abreu e Lima foi feito no governo Lula. Ela tem início das operações previsto para 2013 e terá capacidade de refino de 230 mil barris de petróleo por dia.

A refinaria ajudaria no processamento do petróleo venezuelano. Inicialmente orçada em US$ 4 bilhões em 2005, quando a parceria foi celebrada, a refinaria deverá custar pelo menos quatro vezes mais.

PARCERIA ESTRATÉGICA

Apesar do impasse, Chávez sugeriu no telefonema que Brasil e Venezuela ampliem a parceria energética.

Segundo o porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena, Chávez afirmou que os dois países podem "aumentar ainda mais a integração energética dadas as possibilidades nas áreas de gás e petroquímica".

A refinaria foi um dos temas na visita que Chávez fez ao Brasil em maio. Foi o primeiro encontro bilateral dos dois presidentes. Chávez também esteve na posse da colega brasileira, em janeiro.

Chávez convidou Dilma para uma visita de Estado à Venezuela antes do encontro do Celac (Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos), remarcado para início de dezembro, na Venezuela --sem local definido ainda.

A presidente confirmou que vai para o encontro. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114