Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Segunda, 19 de setembro de 2011, 17h32

Astrônomo convida pesquisadores americanos para conhecer céu de Mato Grosso


Mato Grosso ganhou um importante instrumento para observação dos corpos celestes. O astrônomo amador Eduardo Baldaci de Lima, voltou de viagem para os Estados Unidos, onde foi buscar um telescópio doado pela empresa Celestron Telescopes para a Associação para o Progresso da Astronomia, Cidadania e Educação (Space). O novo aparelho tem uma distância focal de três metros, o que possibilita ampliar a lua em 660 vezes. Ele também tem um aparelho de GPS que facilita a localização dos planetas e tira fotografias.

A primeira exibição do novo telescópio será no dia 9 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá, num evento em parceria com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social. Neste dia ocorre a Noite Internacional de Observação da Lua.

O novo telescópio facilitará o trabalho de Eduardo, que ministra palestras em escolas e leva o telescópio para que os alunos possam observar o céu. Ele explica que o aparelho tem um custo estimado em 17.500 dólares e que esta foi a primeira vez que a Celestron Telescopes doou um telescópio para alguém fora dos Estados Unidos.

Eduardo diz que nos Estados Unidos, conheceu três laboratórios de pesquisa, incluindo o laboratório de jato a propulsão da Nasa. Ele também conta que conheceu o Monte Wilson, importante observatório da história da astronomia. “Eu trouxe bastante material para divulgar nas escolas”.

Na viagem, o astrônomo amador fez um convite para que os pesquisadores americanos conheçam Mato Grosso, levando material de divulgação do Estado. “Lá eles têm equipamentos, mas não têm céu. Aqui nós temos bastante céu”, referindo-se a qualidade para a observação.

Escolas interessadas nas palestras de Eduardo Baldaci podem falar pessoalmente com ele através do telefone 9212-8935. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114