Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Segunda, 16 de janeiro de 2012, 10h46

Comandante do navio que naufragou na Itália errou, afirmam empresa e procurador italiano


BrasíliaA empresa Costa Cruzeiros, responsável pelo navio Costa Concordia que naufragou na região italiana da Toscana, admitiu que o capitão Francesco Schettino cometeu erros. No acidente, cinco pessoas morreram, 15 ainda estão desaparecidas e mais de 60 pessoas ficaram feridas. As equipes de socorro têm poucas esperanças de encontrar outros sobreviventes. Todos os 53 brasileiros a bordo, segundo o Itamaraty, sobreviveram.
O procurador Francesco Verusio, encarregado das investigações, disse que a rota do navio estava errada. Segundo ele, o capitão da embarcação “aproximou-se de forma imprudente” da Ilha de Giglio. A empresa responsável pelo navio informou que o comandante, no passado, cometeu erros que “tiveram consequências graves”. A Justiça da Itália determinou a prisão de Schettino e de seu adjunto, acusados de homicídio múltiplo, naufrágio e abandono de navio bem antes da retirada dos passageiros.
As autoridades italianas avançam ainda nas investigações para tentar descobrir as causas do acidente. As caixas-pretas do navio começaram a ser analisadas e as primeiras avaliações indicam que a embarcação estava muito próxima da costa – menos de 150 metros da terra firme. Também há indicações de que a Guarda Costeira só foi informada do acidente pela tripulação cerca de uma hora depois da colisão com o rochedo.
Na madrugada de hoje (16) mais dois corpos foram localizados. Os cadáveres de dois homens idosos, um italiano e um espanhol, foram descobertos próximos da cozinha de um dos restaurantes do navio, vestidos com coletes salva-vidas. As outras três vítimas eram dois passageiros franceses e um tripulante peruano.
Os primeiros relatos revelam detalhes sobre o momento do naufrágio. Segundo testemunhas, houve briga para o acesso aos coletes salva-vidas e parte da tripulação não estaria preparada para orientar os passageiros. Os diversos idiomas a bordo também dificultaram a comunicação na hora da evacuação do barco.
Mais de 4,2 mil pessoas, de 60 nacionalidades, das quais 53 eram brasileiros estavam a bordo na hora do acidente na noite de sexta (13) para sábado (14). A maioria dos passageiros era formada por italianos, franceses e alemães. Dos 53 brasileiros, 47 eram passageiros e seis tripulantes. Segundo o Itamaraty, todos os brasileiros sobreviveram. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114