Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Segunda, 16 de janeiro de 2012, 11h56

Irã prepara lançamento de satélite para fevereiro


Brasília – O ministro da Defesa do Irã, Ahmad Vahidi, anunciou hoje (16) que o governo italiano se prepara para lançar um satélite ao espaço na primeira quinzena de fevereiro. Vahidi disse que a ideia é que o lançamento ocorra entre os dias 1º e 10 de fevereiro, durante as celebrações do 34º aniversário da vitória da Revolução Islâmica no país (1978).

Também está nos planos do governo iraniano o lançamento de sua primeira missão tripulada ao espaço em 2019. As iniciativas ocorrem no momento em que o Irã anunciou que pretende retomar as negociações com a comunidade internacional para encerrar o impasse em torno de seu programa nuclear.

O programa nuclear iraniano é alvo de suspeitas porque parte da comunidade internacional desconfia que há produção de armas. Porém, as autoridades iranianas negam as desconfianças. O país, no entanto, sofre sanções econômicas, comerciais e financeiras desde 2010.

Em 12 de novembro do ano passado, Vahidi anunciou que o Irã estaria pronto para lançar ao espaço três satélites de fabricação nacional chamados de Fajr, Navid e Tolou. Segundo ele, os satélites têm o objetivo de “sondar e desvendar os mistérios” do universo.

O Irã lançou seu primeiro satélite nacional em 2009. Em 20 de junho do ano passado, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse que o país ganhou acesso à tecnologia de desenvolvimento de vários satélites e anunciou o lançamento de satélites maiores. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114