Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Quarta, 18 de janeiro de 2012, 08h46

Mais cinco corpos são resgatados de navio que naufragou na Itália


Brasília - Os mergulhadores da guarda costeira italiana encontraram no dia (17) mais cinco corpos de vítimas do naufrágio do navio Costa Concórdia, que bateu num rochedo próximo à Ilha de Giglio, na costa da Itália no fim de semana. Os corpos estavam submersos na parte da popa do navio. Com esses, o número de mortos sobe para 11.

O navio Costa Concórdia levava mais de 4,2 mil passageiros, sendo 53 brasileiros. Mais de 20 pessoas estão desaparecidas, a maioria de origem alemã.

A empresa Costa Cruzeiros, proprietária do navio, acusou o capitão Francesco Schettino de fazer uma rota não autorizada, levando o navio a ficar mais próximo da costa do que deveria. Também há suspeitas de que Schettino tenha abandonado o local sem ajudar nos resgates.

Os passageiros que estavam no Costa Concórdia deram entrada em um processo judicial contra a empresa proprietária do navio. A ação foi ajuizada pela associação de consumidores italianos. Mais de 70 passageiros que estavam no navio adeririam à ação coletiva por danos morais e materiais.

Segundo a associação, o objetivo é que cada um dos passageiros obtenha uma indenização de pelo menos 10 mil euros. A ação foi apresentada ao Tribunal de Gênova e terá que ter sua admissibilidade declarada por um juiz da Corte, o que deverá levar alguns meses.

Caso a ação seja aceita, os passageiros – italianos ou estrangeiros – terão 120 dias para se juntar ao processo. A apresentação da ação também pode levar a empresa dona do navio a tentar um acordo extra judicial.

Dois passageiros que vivem na França - Patrice e Tatiana Vecchi - que também estavam no navio, resolveram ajuizar uma ação contra a empresa dona do navio por não dar assistência à pessoa em perigo, colocar em risco a vida de terceiros, homicídio involuntário e desrespeito das regras de segurança.

A queixa será apresentada ao delegado do Ministério Público de Toulon. Eles querem constituir um processo conjunto e esperam que mais vítimas entrem na ação. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114