Cuiabá | MT 16/04/2024
Mundo
Quinta, 19 de janeiro de 2012, 08h56

Reforma do Conselho de Segurança, livre comércio e Olimpíadas foram temas de Patriota com chanceler


Brasília - O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico William Hague, se reuniram hoje (18) para tratar de temas como o comércio bilateral, as Olimpíadas e a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Patriota lembrou que os dois países serão os próximos a sediar os Jogos Olímpicos e agradeceu a oferta britânica para que diplomatas brasileiros acompanhem o trabalho de recepção das delegações estrangeiras para os jogos londrinos.

“'Em matéria de programas esportivos já temos dois acordos assinados e algumas iniciativas em curso. Achamos muito interessante a oferta de que até dez diplomatas brasileiros participem do esforço do Ministério de Relações Exteriores britânico no recebimento de delegações estrangeiras durante os Jogos Olímpicos”. Londres será a sede dos Jogos Olímpicos deste ano e o Rio de Janeiro dos jogos de 2016.

Outro tema tratado no encontro foi o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul. Patriota disse que o governo brasileiro valoriza muito o apoio do Reino Unido para a concretização do acordo e disse esperar que as negociações avancem neste ano.

“A presidenta Dilma Rousseff foi a Bruxelas [sede da União Europeia] no ano passado para um diálogo de parceria estratégica com a União Europeia. O Reino Unido é particularmente um entusiasta e apoia [o acordo] de maneira pragmática e realista”.

Por sua vez, Hague disse que expansão do comércio entre Brasil e Reino Unido é uma prioridade para o governo britânico assim como o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia.

Ele também manifestou apoio à reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a reivindicação brasileira de um assento permanente no Conselho de Segurança da organização.

Patriota informou, ainda, que fez um convite para que o Reino Unido enviasse ao Brasil representantes para a Conferência Rio+20, programada para ocorrer entre 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro. “Convidamos o Reino Unido a participar das discussões da Rio+20, não só no nível político, mas também na parte que irá reunir representantes do mundo acadêmico, empresários e especialistas.”

A Rio+20 terá, além das discussões políticas, um fórum de diálogo para que a sociedade civil organizada participe das discussões sobre as mudanças climáticas.

O ministro Hague ficará no Brasil até amanhã (18), quando irá ao Rio de Janeiro para um encontro com o Governador Sérgio Cabral e com o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares Moura Neto. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114