Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Sexta, 20 de janeiro de 2012, 16h02

Obama manda suspender deportação de 1,6 mil imigrantes ilegais


Brasília – Em meio à decisão do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de facilitar a concessão de vistos para brasileiros e chineses, o governo norte-americano anunciou ontem (19) o fim dos procedimentos de deportação de mais de 1,6 mil imigrantes ilegais. Os imigrantes vivem nas regiões de Denver (Colorado) e Baltimore (Maryland). De acordo com as autoridades, essas pessoas não são consideradas ameaça à segurança nacional.

A recomendação foi dada após a revisão de 11.682 processos pendentes envolvendo imigrantes ilegais. A orientação de Obama é para as autoridades darem prioridade às deportações de pessoas que cometeram crimes e que representem uma ameaça pública à segurança nacional.

De acordo com dados preliminares, 7.923 casos foram revistos em Denver, no estado do Colorado, sendo que 1.301 processos foram arquivados. Em Baltimore, no estado do Maryland, 366 dos 3.759 casos de deportações revistos também foram recomendados para arquivo.

Funcionários do governo informaram que o cancelamento das deportações depende, essencialmente, de uma espécie de atestado de bons antecedentes. No ano passado, o governo norte-americano anunciou que cerca de 300 mil casos de deportação pendentes seriam revistos desde que os imigrantes ilegais não representassem ameaça pública à segurança nacional.

Os imigrantes cujos processos são arquivados não ganham estatuto legal e ainda podem ser sujeitos a deportação caso cometam crimes ou se tornem uma ameaça nacional. A revisão dos processos de deportação pendentes deverá ser finalizada no primeiro semestre deste ano. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114