Cuiabá | MT 25/04/2024
Mundo
Sexta, 17 de fevereiro de 2012, 15h36

ONU aprova resolução em que recomenda fim da violência na Síria; Brasil é favorável à medida


 A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou na noite de ontem (16) a segunda resolução em que condena as violações de direitos humanos na Síria. No documento, a ONU pede o fim das ações violentas no país e recomenda que o presidente sírio, Bashar Al Assad, há 11 anos no poder, deixe o governo. A iniciativa, apoiada pelos países árabes, é a tentativa mais recente de mediar um fim para a crise.
A decisão, que tem apenas o peso de recomendação e pode não ser seguida pelo governo sírio, contou com 137 votos favoráveis. Mas houve 12 votos contrários e 17 abstenções. O Brasil apoiou a medida. Para a embaixadora do Brasil na ONU, Maria Luiza Viotti, as violações aos direitos humanos são inaceitáveis, assim como o desrespeito aos princípios democráticos.
Os governos da China e Rússia informaram que enviarão representantes para a Síria. O vice-ministro das Relações Exteriores da China, Zhai Jun, irá a Damasco, capital síria, no dia 20. Em Pequim, ele defendeu a busca de uma solução "correta e pacífica" para o conflito.
De acordo com grupos de direitos humanos, aproximadamente 7 mil civis foram mortos na Síria desde o início dos protestos contra a Assad. Em nome dos países árabes, o Egito apoiou a decisão contra a Síria. Porém, o embaixador sírio na ONU, Bashar Jaafari, disse que aprovar a resolução representa o apoio a "todos esses extremistas e terroristas".
Jaafari acrescentou ainda que a resolução "levará somente a um agravamento da crise e a mais violência na região como um todo". Antes da votação, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu que as autoridades sírias parem de matar civis e disse que crimes contra a humanidade podem estar acontecendo na Síria.
Ban Ki-moon considerou "lamentável" o veto da China e Rússia no Conselho de Segurança à resolução anterior e disse que a ausência de um acordo "não dá ao governo a licença para continuar seus ataques".
Ao mesmo tempo, o governo da Síria informou que pretende fazer um referendo no próximo dia 26 para a elaboração de um novo texto da Constituição, encerrando o monopólio de poder do partido Baath, de Assad, e estabelecendo o limite de dois mandatos para a Presidência da República. Mas a oposição diz que esse texto mantém os privilégios do presidente. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114