Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Segunda, 20 de fevereiro de 2012, 06h23

Peritos da Aiea desembarcam amanhã em Teerã para verificar o programa nuclear iraniano


Uma equipe de peritos da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) desembarca amanhã (20) em Teerã, no Irã, onde fica por dois dias para examinar o programa nuclear iraniano. É a segunda etapa de uma série de conversas retomadas no período de 29 a 31 de janeiro deste ano. "A agência está empenhada em intensificar o diálogo. Continua a ser essencial para avançar nas questões substantivas", disse o diretor-geral da Aiea, Yukiya Amano.

Porém, na ocasião, os peritos não chegaram a examinar as centrais nucleares do país, apenas se limitaram a conversar com as autoridades iranianas. As reuniões de amanhã e terça-feira (21) foram confirmadas pela Aiea.

O programa nuclear iraniano é alvo de suspeitas por parte da comunidade internacional, que desconfia que há produção de armas atômicas. No entanto, as autoridades do Irã negam a produção de armas e dizem que as acusações são políticas. Mas em decorrência das suspeitas o país está sob uma rigorosa série de sanções econômicas, financeiras e militares desde 2010.

No final do ano passado, vazou parte do relatório de peritos da Aiea, informando que havia indícios sobre a produção de armas no país. Essas reuniões que serão retomadas amanhã são para esclarecer as dúvidas envolvem o assunto. Na semana passada, a Organização das Nações Unidas (ONU) apelou para que as autoridades iranianas cooperarem com a comunidade internacional. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114