Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Segunda, 20 de fevereiro de 2012, 10h57

Inspetores das Nações Unidas discutem programa nuclear com autoridades do Irã


Uma equipe de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), vinculada às Nações Unidas, começa hoje (20) uma visita de dois dias ao Irã. É a segunda visita do grupo em apenas um mês, a primeira ocorreu de 29 a 31 de janeiro. Segundo os integrantes da agência, a visita faz parte de uma série de reuniões e não é uma inspeção.

Diplomatas em Viena disseram anteontem (18) que o Irã está se preparando para expandir seu programa nuclear, apesar de as autoridades iranianas garantirem que a pesquisa tem apenas fins pacíficos. Paralelamente, o Irã anunciou a suspensão da venda de petróleo para a França e o Reino Unido.

"A agência está empenhada em intensificar o diálogo. Continua a ser essencial para avançar nas questões substantivas", disse o diretor-geral da Aiea, Yukiya Amano.

Para a comunidade internacional, o programa nuclear iraniano é suspeito de esconder a produção de armas atômicas. Mas as autoridades do Irã negam e dizem que as acusações são políticas. Em decorrência das suspeitas, o país está sob uma rigorosa série de sanções econômicas, financeiras e militares intensificadas a partir de 2010.

No fim do ano passado, vazou parte do relatório de peritos da Aiea, informando que havia indícios de produção de armas no país. Essas reuniões serão para esclarecer as dúvidas e os mistérios que envolvem o assunto. Na semana passada, a Organização das Nações Unidas (ONU) apelou para que as autoridades iranianas cooperem com a comunidade internacional. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114