Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Sexta, 20 de abril de 2012, 11h56

Índia testa com sucesso míssil nuclear de longo alcance


Brasília – As autoridades da Índia testaram hoje (19), com sucesso, o primeiro míssil nuclear de longo alcance, produzido no país. Com os testes, os indianos passam a fazer parte de um grupo restrito de países que têm mísseis balísticos intercontinentais. Apenas os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (França, Estados Unidos, China, Rússia e Grã Bretanha) têm mísseis com alcance superior a 5.500 quilômetros.

O míssil indiano Agni V, que significa Fogo em sânscrito, pode atingir uma distância de 5 mil quilômetros. De acordo com especialistas, o míssil de 50 toneladas e 17 metros de altura pode atingir, por exemplo, alvos em diversas áreas do território chinês e outros países asiáticos.

O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, elogiou os cientistas pelo sucesso do teste. O ministro da Defesa, A.K. Antony, disse que o teste foi um sucesso impecável e representa um avanço importante no programa de mísseis do país.

A Índia, terceira potência econômica da Ásia, iniciou um amplo programa de modernização de sua frota militar para aumentar seu poder de defesa em relação à China, ao Paquistão e à Bangladesh – países com os quais mantêm delicada relação diplomática.

 


*Com informações da emissora pública de rádio da França, RFI // Edição: Lílian Beraldo 

 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114