Cuiabá | MT 19/04/2024
Esporte
Quinta, 01 de dezembro de 2016, 13h32

Jornada Científica da Unemat mostra amadurecimento da Instituição


A quantidade de trabalhos inscritos na 7ª Jornada Científica, e também de participantes, mostra o amadurecimento da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extensão. O evento, que teve início nesta quarta-feira (30), segue até esta quinta-feira (1) em Cáceres e reúne acadêmicos dos 13 campus da Instituição.

Na abertura, o vice-reitor da Unemat, professor Ariel Lopes Torres, destacou o compromisso da Instituição com a Jornada Científica. Na oportunidade, ele manifestou o desejo de que o evento continue crescendo, e quem sabe em 2017 seja realizado em Cuiabá, junto com a Semana de Ciência e Tecnologia. Segundo ele, os trabalhos produzidos dentro da Unemat precisam ser conhecidos e difundidos entre a comunidade. A Semana de Ciência e Tecnologia seria uma importante vitrine para os pesquisadores e extensionistas.

O secretário-adjunto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secitec), José Antônio de Castro Nogueira, parabenizou a universidade e sobretudo os professores e acadêmicos pela quantidade de trabalhos e pela produção. Ele lembrou que a Secitec tem como meta trabalhar para colocar o Estado no foco da produção de ciência, tecnologia e inovação.

O professor Flávio Teles, diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemat) que é um dos financiadores da Jornada Científica da Unemat, lembrou que o papel da Fapemat é justamente o de apoiar os pesquisadores e a instituição. Ele lembrou que nos últimos anos a Unemat vem se fortalecendo e ampliando sua participação e produção em ciência e tecnologia, e da mesma forma os investimentos da Fapemat seja, em bolsas, financiamento de projetos vem crescendo ano a ano.

Os pró-reitores que estão diretamente envolvidos na realização da Jornada Científica: Rodrigo Zanin (Pesquisa e Pós-graduação), Alexandre Porto (Extensão e Cultura), Anderson Amaral (Assuntos Estudantis), Vera Maquêa (Ensino de Graduação), foram unânimes em destacar a qualidade dos trabalhos que estão sendo apresentados no evento, e reassumiram o compromisso possibilitar que o evento possa crescer anualmente, tanto em número de participantes como de trabalhos, para isso é preciso pensar em locais maior e com maior estrutura para receber os acadêmicos. Neste ano, o número de inscritos só não foi maior, porque as inscrições tiveram que ser limitadas dada as condições físicas para receber os participantes .

A 7ª Jornada Científica congrega em um mesmo espaço a 10ª edição do Congresso de Iniciação Científica (Conic), o 6º Seminário de Extensão Universitária (Semex), o 4º Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), 2º Encontro do Programa de Formação de Células Cooperativas (Focco), a 2ª edição do Encontro de Representantes Acadêmicos da Unemat (Erau) e a 1ª edição do Startup Day Unemat. A programação completa pode ser acessada em: http://siec.unemat.br/eventos/7jc/?page=programacao 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114