Cuiabá | MT 28/03/2024
Esporte
Domingo, 12 de fevereiro de 2017, 13h01

Unesco e rádio espanhola lançam iniciativa contra racismo e discriminação no futebol


A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a rádio espanhola PRISA, integrante da Cadena Sociedad Española de Radiodifusión, apresentaram em janeiro (24) a campanha “Sem respeito não tem jogo” (Sin respeto no hay juego). O objetivo é combater o racismo e a discriminação no futebol.

A campanha foi baseada nas conclusões e recomendações do relatório da UNESCO Cor? Que Cor?, lançado em 2015, e será implementada no primeiro semestre deste ano com uma mensagem simples e clara: sem respeito, não há futebol.

O objetivo é “tirar de campo” o racismo, a xenofobia e comportamentos machistas ou homofóbicos. Juan Luis Cebrián, diretor-executivo do grupo PRISA, ressaltou a importância do acordo entre o grupo e a UNESCO, recordando que o futebol é uma poderosa ferramenta para alcançar um amplo setor da sociedade. “Nós queremos promover a consciência e fazer com que a opinião pública incorpore os princípios de tolerância”, disse.

A diretora-geral adjunta de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO, Nada Al-Nashif, lembrou que o poder simbólico do esporte e seus códigos universais de respeito estão entre os veículos mais efetivos para o combate da desigualdade e a promoção da diversidade e da tolerância na sociedade. “A luta contra o racismo no esporte não deve ser opcional. É por isso que é tão importante essa iniciativa ser apoiada por três dos clubes de futebol mais prestigiados no mundo atualmente”, afirmou. Participaram do evento os presidentes dos três clubes por ela citados: o italiano Juventus e os espanhóis Real Madrid e Barcelona .

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114