Cuiabá | MT 29/03/2024
Esporte
Terça, 28 de março de 2017, 11h31

Cuiabá Arsenal se reorganiza para estadual de futebol americano


Fotos por: Junior Martins
.

A comissão técnica do Cuiabá Arsenal, time de futebol americano da capital mato-grossense, tem dado duro para definir o plantel de jogadores titulares para o 3º Campeonato Mato-grossense de Futebol Americano, que terá início em 15 de abril e término em fim de junho. Por conta das baixas naturais de uma temporada pra outra, atletas que são contratados por outros times e vão embora e afastamentos por lesões físicas ou por motivos pessoais, entre outros.

 

De acordo com o técnico principal, o americano Kenneth Joshen, um exemplo disso são as três vagas que abriram para a posição de Linebacker. Segundo ele, os três titulares da temporada passada, Igor Mota, Higino Gomes e Carlos Santos deixaram a equipe, o que abriu espaço para ser conquistado pelos demais jogadores, veteranos ou novatos. E as vagas tem empolgado atletas que esperavam uma oportunidade para assumir as rédeas da posição.

 

"Vou utilizar de cinco critérios para avaliar quem serão os três linebacker starters. Esses atletas precisam ter vontade de treinar e jogar, ter conhecimento sobre a posição que vão ocupar, amar competir, ter agressividade e saber executar cobertura individual e de zona. Nosso primeiro jogo está marcado para o fim de semana de 29 e 30 de abril, na cidade de Lucas do Rio Verde, contra o Luverdense Overwhelming", explica o técnico cabeça, Kenneth Joshen.

 

Dos antigos titulares das vagas, o Igor Mota foi contratado para jogar pelo BH Eagles, um time mineiro que recentemente fechou parceria com o Cruzeiro Esporte Clube (futebol), e o Carlos dos Santos foi contratado pelo Sorriso Hornets, equipe pregressa do jogador e sediada em Sorriso (398 km da capital). E Higino Gomes deixou a posição por motivos profissionais, foi estudar medicina em uma universidade de outro estado e não sabe quando poderá voltar.

 

Vitalir Junior Magnagnagno

Com 24 anos, 78 quilos e 1,80 de altura, Vitalir Junior Magnagnagno será um dos vários atletas empenhados em mostrar para a comissão técnica que tem condições de assumir uma das três vagas. E ele acredita estar pronto: "Vou treinar firme, como todos os outros anos, para quando o Arsena precisar de mim. Já fui starter várias vezes e ano passado marquei sacks, safetys e touchdowns", diz Vitalir, que fora do campo trabalha de borracheiro em uma oficina de carros.

 

Linebacker – São membros da defesa e tem como objetivos salvaguardar contra passes curtos, dar tackles para impedir corridas e atacar os quarterbacks adversários. Se posicionam cerca de quatro metros atrás da linha de scrimmage, atrás dos homens da linha de defesa e formam um segundo nível de proteção. Podem ser três, chamados de strongside, middle e weakside, ou quatro jogadores, chamados de insides e outsides, conforme o sistema adotado pelo técnico.

 

Por outro lado, o engenheiro eletricista, multiatleta e bicampeão brasileiro pelo Cuiabá Arsenal, Hanay Benedito Gonçalo, um Defensive Back de 26 anos, será uma peça chave na estratégia de defesa do time na terceira edição do Campeonato Mato-grossense de Futebol Americano. Jogador de futsal, rugby, crossfit, atletismo e futebol americano, está garantido como titular na posição de Strong Safety e será opção para Free Safety e Cornerback.

 

"Comecei a praticar esporte na época do colégio. Futsal por muitos anos. Entrei para o futebol americano em 2009, depois rugby em 2012, tentei crossfit em 2015 e atletismo no início deste ano. Atualmente faço futebol americano, rugby e atletismo. Todos os esportes que faço são para melhorar meu desempenho no futebol americano. No atletismo faço prova de corrida de 100 metros para ganhar velocidade. Sempre fui ágil e faltava mais velocidade", conta Hanay.

 

Strong Safety (SS) – Posiciona-se depois da Linha de Defesa e Linebackers e tem como função fazer cobertura de passe e parar os corredores que consigam ulprapassar as duas primeiras barreiras de proteção. Ajuda na tentativa de interceptar ou desviar a bola e ou derrubar quem tiver feito uma recepção de passe. A própria palavra "Strong" (forte) é usada por ele ter que defender o "strong side" (lado forte) do ataque rival, que é o lado onde está o Tight End.

 

Estadual

 

O Campeonato Mato-grossense de Futebol Americano terá participação de cinco equipes de cinco cidades, Cuiabá Arsenal (Cuiabá), Rondonópolis Hawks (Rondonópolis), Sinop Coyotes (Sinop), Sorriso Hornets (Sorriso) e Luverdense Overwhelming (Lucas do Rio Verde). A competição terá o total de onze confrontos, que serão realizados de abril a junho. E o Cuiabá Arsenal estreia, no dia 29 ou 30 de abril, contra o Luverdense em Lucas do Rio Verde.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114