Cuiabá | MT 25/04/2024
Esporte
Sexta, 17 de novembro de 2017, 12h41

Boas chances para Porsche GT Team na luta do campeonato mundial


.

Depois de uma temporada de solteira forte com o 911 RSR, a Porsche GT Team poderia ser coroada de campeões mundiais em duas categorias - na classificação da equipe e na classificação dos pilotos com Richard Lietz e Frédéric Makowiecki. No circuito de Fórmula 1 no deserto do Bahrein, dois 911 RSR irão enfrentar a classe GTE-Pro ferozmente competitiva.

A situação em direção à corrida final

Richard Lietz e Frédéric Makowiecki possuem as melhores chances de ganhar um título. Na preparação para a corrida final, eles ficam a apenas dois pontos do líder dos pilotos Ferrari Alessandro Pier Guidi e James Calado na classificação dos pilotos. Se os motoristas da Porsche ganharem a corrida, eles definitivamente receberão a coroa. Eles também receberão o título se ganharem um ponto para a pole position e terminarem a corrida antes do Pier Guidi / Calado. Se nem Lietz / Makowiecki nem Pier Guidi / Calado reivindicam a pole position, os pilotos da Porsche precisam terminar nas posições um, dois ou três à frente de seus rivais mais fortes para reivindicar o título. As honras do campeonato mundial também podem ir para os pilotos Ford Harry Tincknell e Andy Priaulx - no entanto, eles teriam que garantir a pole e vencer a corrida. Esta situação sublinha o quão competitiva é a classe GTE-Pro.

Para a Porsche GT Team, o caminho para vencer o campeonato de equipas é assim: se o 911 RSR com o número inicial 91 defina a pole e ganha a corrida, o esquadrão Ferrari AF Corse (# 51) teria que terminar no quarto, na melhor das hipóteses . Ranking dois pontos atrás da Porsche GT Team, a equipe Ford Chip Ganassi (# 67) tem uma chance teórica de reivindicar o título.

A equipe de clientes da Porsche Dempsey Proton Racing, que luta para o FIA World Endurance Trophy na classe GTE-Am com um RS11 911 RSR de 2015, também pode levar títulos de casa no Bahrain. Nas classificações dos pilotos e das equipes, eles atualmente ficam em segundo lugar após vitórias no Nürburgring e no México

 

Richard Lietz e Frédéric Makowiecki

A estrada para o título duelo no deserto

Os desempenhos consistentemente fortes colocaram Richard Lietz e Frédéric Makowiecki em curso para o título no final da temporada no Bahrein. Ao volante do novo 911 RSR, eles fizeram um começo bem sucedido para a nova temporada com o terceiro lugar em Silverstone. No Spa-Francorchamps (5º) e Le Mans (4º), eles perderam por pouco os pontos do podium. No entanto, conquistando o segundo lugar na corrida em casa da Porsche no Nürburgring, eles chegaram a uma distância impressionante da vitória. O casal continuou sua boa forma na Cidade do México com o terceiro lugar. Na corrida sufocante em Austin, duas pênaltias impediram sua carga e eles tiveram que se contentar com o sexto lugar. No entanto, Lietz e Makowiecki fizeram um forte retorno ao caos da chuva de Fuji para marcar a pole e o segundo lugar em condições difíceis. Com outro segundo lugar em Xangai.

Forte desempenho do novo 911 RSR

O novo RSR 911, construído a partir do zero pela Porsche Motorsport na Weissach, com base no carro esporte de alta performance do 911 GT3 RS para a temporada 2017, impressionou com fortes desempenhos na primeira temporada de corrida. O carro de corrida garantiu sua primeira vitória (22 de julho no Lime Rock) e o primeiro título (North American Endurance Cup, classificações de pilotos e equipes) no Campeonato Americano da Sports Sports IMSA. No WEC, também, o 911 RSR desfrutou de uma temporada de maia bem sucedida, marcando oito resultados de pódios e duas pole positions. Além disso, são três as voltas de corrida mais rápidas (Kévin Estre in Spa e Nürburgring, Richard Lietz em Fuji), bem como a volta de qualificação mais rápida em Xangai, graças a Michael Christensen. Nas corridas deste ano, um RSR 911 liderou o campo GTE-Pro ao longo de um total de 229 voltas.

Fechar sessões de qualificação e corridas emocionantes

A classe GTE-Pro, na qual a Porsche luta contra as equipes de fábrica da Aston Martin, da Ferrari e da Ford, é a categoria mais representada e ferozmente contestada no Campeonato Mundial de Endurance Mundial de Automobilismo WEC. Quatro vencedores diferentes surgiram das oito corridas contestadas até agora nesta temporada. E na qualificação, também, a competição é apertada. Na Cidade do México, por exemplo, os oito concorrentes se qualificaram apenas em segundo lugar. No Nürburgring, em Austin e Fuji, seis veículos foram separados por menos de um segundo. Embalado com manobras de ultrapassagem e lutas difíceis para posições, a maioria das corridas são decididas pouco antes do final. No Fuji, Richard Lietz / Frédéric Makowiecki estavam a apenas 0,968 segundos de distância da vitória; Em Shanghai, eles perderam apenas 11.082 segundos. Após seis horas de corrida em Austin,

Um fator decisivo para raças equilibradas e justas é a decisão do Balance of Performance (BoP) que visa alcançar condições equitativas para os diferentes conceitos de veículos. Durante as corridas, os dados de desempenho dos veículos são registrados por meio de telemetria - não só usando lap time, mas também perfis de aceleração e mapeamentos de motores. Esta entrada de dados é automaticamente analisada e incorporada no Balance of Performance. De acordo com a intenção da FIA, a chave para o sucesso na pista de corrida não é sobre o potencial individual de um veículo, em vez disso é sobre o desempenho dos drivers, a estratégia de corrida, uma configuração perfeita ou a habilidade da equipe com suas paradas de boxes.

 

.

Paradas rápidas e uma estratégia de corrida perfeita

Outra chave para o sucesso dos pilotos da Porsche nesta temporada foram as paradas rápidas. Com uma precisão semelhante a um relógio, a Porsche GT Team deu aos seus motoristas uma vantagem decisiva. As estratégias de corrida da equipe, também, muitas vezes tornaram as chances de melhores resultados em seu favor contra a forte oposição. E os condutores apreciaram esse suporte. Richard Lietz: "Nosso time tem desempenhado um papel importante para chegar até aqui e nos colocou uma posição para lutar pelo campeonato mundial com o nosso novo 911 RSR no primeiro ano".

Noite adentro

O especial sobre a corrida de seis horas no Circuito Internacional do Bahrain é que ele começa no calor da tarde e termina na escuridão e temperaturas mais frescas da tarde da noite. A pista de corridas de 5.407 quilômetros com seus 14 cantos fica a 30 minutos de carro ao sudoeste da capital de Manama. Em 2004, a pista foi construída especificamente no meio do deserto para a Fórmula 1.

Quatro motoristas da Porsche competem

Quatro pilotos de fábrica da Porsche e um Porsche Young Professional competem no Bahrain. Na classe GTE-Pro, Richard Lietz (Áustria) e Frédéric Makowiecki (França) compartilham o cockpit do # 91 Porsche 911 RSR. Os colegas da equipe, Michael Christensen (Dinamarca) e Kévin Estre (França), dirigem o 911 RSR com o número inicial 92. O Porsche Young Professional, Matteo Cairoli, contesta a classe GTE-Am no carro # 77 da Dempsey Proton Racing. Até agora nesta temporada, a equipe de clientes da Porsche ganhou vitórias no Nürburgring e no México.

O Porsche 911 RSR

O 911 RSR, desenvolvido com base no carro esporte de alto desempenho do 911 GT3 RS, contestava sua primeira temporada em 2017. A suspensão, estrutura corporal, conceito aerodinâmico, motor e transmissão foram projetados a partir do zero pela Porsche Motorsport em Weissach para este estação. Dependendo do tamanho do restrictor, o motor, que está posicionado na frente do eixo traseiro, coloca em torno de 375 kW (510 hp). Graças ao grande difusor traseiro combinado com uma asa traseira montada no topo, o nível de downforce e a eficiência aerodinâmica foram significativamente melhorados.

A corrida na TV e na Internet

A corrida de seis horas no Bahrein (começa no dia 18 de novembro às 14h00 horas CET) pode ser vista gratuitamente através de transmissão ao vivo das 13h30 às 20h30 em www.sport1.de, bem como na TV paga no Motorsport. TV das 13h45 às 20h5 h. O canal de TV Sport 1 televisa uma transmissão ao vivo de 13.45 a 17.00 horas, bem como das 19.00 às 20.30 horas ao vivo. Eurosport transmite ao vivo de 17h15 a 20h10. O aplicativo FIA WEC é gratuito em sua versão básica, e oferece transmissão em tempo real da corrida completa, bem como o tempo de manutenção por uma taxa.

Comentários antes da corrida

Dr. Frank-Steffen Walliser, vice-presidente Motorsport e GT Cars: "Nosso foco muito claro para a rodada final é fornecer Richard Lietz e Frédéric Makowiecki com todo o apoio que eles precisam para vencer a corrida e garantir o título do campeonato mundial, que é premiado este ano pela primeira vez na classe GTE-Pro. A primeira vitória do WEC para o 911 RSR também aumentaria as chances de a Porsche GT Team vencer a classificação da equipe. E, é claro, estamos mantendo os dedos cruzados para o nosso time de clientes Dempsey Proton Racing, que ainda tem a chance de concluir a temporada com sucesso ao vencer o FIA World Endurance Trophy ". 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114