Cuiabá | MT 29/03/2024
Esporte
Terça, 21 de novembro de 2017, 11h01

Brasil sediará mundial militar de natação


Foto: Sgt Johnson Barros
.

Atletas militares de diversos países estarão no Rio de Janeiro, de 11 a 17 de dezembro, para disputar o 49º Campeonato Mundial Militar de Natação, do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM, sigla em inglês). O mundial é organizado pelos Ministérios da Defesa, por meio Departamento de Desporto Militar, e do Esporte. As competições serão na nova piscina da Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Campo dos Afonsos.

O 49º Campeonato Mundial Militar de Natação é aberto a 136 países integrantes do CISM e terá mais de 300 militares estrangeiros, entre atletas e comissões técnicas. As inscrições ainda estão abertas, mas já confirmaram presença os seguintes países: Alemanha, Brasil, Canadá, China, França, Holanda, Índia, Iraque, Luxemburgo, Polônia, Rússia, Sri Lanka, Suécia, Suíça e Ucrânia.

Foram convocados 20 atletas para a equipe do Brasil, 14 são olímpicos, 7 são da Marinha , 11 do Exército e 2 da Força Aérea. A competição tem quase o mesmo programa do Mundial de Budapeste, com exceção dos 800 m livre para os homens e os 1500m livre para as mulheres.

O diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, almirante Paulo Zuccaro, ressaltou que estarão presentes na competição alguns dos melhores atletas brasileiros da atualidade. “Nosso Programa de atletas militares de Alto Rendimento é muito forte. Treze das dezenove medalhas obtidas pelo Brasil nos Jogos Olímpicos Rio-2016 foram proporcionadas por atletas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. No mundial militar de natação, dentre outros grandes nomes, teremos a chance de apreciar o desempenho da fantástica Etiene Medeiros, a primeira mulher brasileira a se sagrar campeã mundial nesta modalidade”, disse o almirante.

O campeonato tem como objetivos, impulsionar a preparação dos atletas militares de alto rendimento, com vistas aos VII Jogos Mundiais Militares de Wuhan (China) em 2019 e aos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. Além disso, visa consolidar a posição do Brasil em âmbito internacional como potência esportiva militar e aprimorar a capacitação e a qualidade de técnicos e árbitros brasileiros.

A expectativa é que o evento contribua de forma relevante para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento no Brasil.

Confira a equipe completa convocada:

Da Marinha:

Brandonn Pierry Cruz de Almeida
Daiene Marçal Dias
Etiene Pires de Medeiros
Fábio Arikawa Santi
Gabrielle Gonçalves Roncatto
João Luiz gomes Júnior
Luiz Altamir Lopes Melo

Do Exército:

Giovana Tomanik Diamante
Graciele Herrmann
Guilherme Pereira da Costa
Henrique de Souza Martins
Larissa Martins de Oliveira
Leonardo Gomes de Deus
Manuella Duarte Lyrio
Natália de Luccas
Pâmela Alencar de Souza
Pedro Henrique Brasil Cardona
Thiago Teixeira Simon

Da Força Aérea:

Gabriel da Silva Santos
Jhennifer Alves da Conceição

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114