Cuiabá | MT 18/04/2024
Esporte
Segunda, 18 de dezembro de 2017, 20h32

Mato-grossenses são destaque no Pan-americano de Karatê


.

A delegação mato-grossense fez bonito no Campeonato Pan-Americano e na Copa Pan-americana de Karatê-Dô Tradicional, realizados nos dias 24 e 25 de novembro, em Lima (Peru). Entre os atletas que foram destaque estavam alunas do Colégio Maxi e Escola Chave do Saber (ECSA): Luiza Pinheiro Machado e Emanuelly Pereira de Sousa Lima, respectivamente. Elas voltaram ao Brasil com seis medalhas cada uma, competindo com atletas da Argentina, Canadá, Estados Unidos, Chile, México, Peru e Uruguai.

Luiza Pinheiro Machado, aluna do Ensino Médio do Maxi, competiu na Categoria Juniors e conquistou quatro ouros, uma prata (na Copa Pan-Americana) e um bronze. Ela confessa que deu um frio na barriga estar ali, competindo com os melhores de vários países, mas acabou se superando de várias formas. "Fiquei muito doente antes do campeonato, quase não fui. Para mim foi uma grande superação, ter acabado de me recuperar, tinha a escola e ainda consegui bons resultados", comemora. "Foi um sonho lutar representando meu país".

Ela pratica Karatê há dez anos e começou na ECSA aos seis anos de idade. No ano seguinte já estava competindo e entrou na Seleção Brasileira com 13 para 14 anos. Para dar conta de tantas atividades, como a rotina pesada de treinamentos antes das competições, ela explica que conta com apoio do Maxi em relação às provas, que acaba perdendo. Outro apoio importante, segundo ela, é a parceria do colégio com a Academia Shotokan, que se estende também à ECSA.

"Já fui professora de Karatê na ECSA ensinando os pequenos, foi desejo meu. É muito bem ver as crianças se espelhando em você, ainda mais que eu comecei naquela escola, passando depois direto para o Maxi. Além disso, nosso Karatê tem um projeto social e a gente ajuda dando aulas para crianças carentes", revela.

Em relação ao futuro, salienta Luiza, o objetivo é continuar crescendo no Karatê e chegar às Olimpíadas. "É outro tipo de Karatê, mas eu estou tentando", conta a estudante, que chegou a ficar em 5º lugar num campeonato brasileiro com vistas aos jogos.

"É um projeto. Claro, quero realizar ele e aí eu já estou vendo para ano que vem participar dos pré-olímpicos, dos opens. É por ranking e eu estou dentro desse ranking. Vai depender da minha classificação. Estou querendo muito ir, é difícil, tem bastante gente. Também estou com planos de ir no ano que vem para um campeonato internacional, com os melhores do mundo, que é em março, em Dubai. Fui convocada", informa.

Já Emanuelly Pereira de Sousa Lima, aluna do Ensino Fundamental na ECSA, competiu na Categoria Cadetes e conquistou dois primeiros lugares e quatro terceiros (dois na Copa Pan-Americana). Foi mais um importante resultado para a estudante, acostumada a figurar entre os primeiros lugares. Com 12 anos de idade e oito anos dedicados ao Karatê, ela já chegou ao Peru com mais de 60 medalhas. "Estou treinando todos os dias, de segunda a segunda, porque está faltando um mês e a gente tem que treinar mais para chegar lá e fazer uma boa apresentação", salientou Emanuelly antes da viagem a Lima.

Ela conta que sempre gostou do esporte e que o apoio da ECSA está dando a oportunidade de poder se dedicar ao esporte e de participar de competições dentro do Brasil e, agora, no exterior também. O sonho de Emanuelly também é chegar a uma Olimpíada e, se continuar nesse ritmo, não há dúvidas de que conseguirá.

Confira os resultados:

Luiza Pinheiro Machado

1º lugar Kumite individual

1º lugar Fukugo

1º lugar Enbu misto

1º lugar Kata equipe

3º lugar Kata individual

2º Lugar Kumite individual (Copa Pan-Americana)

Emanuelly Pereira de Sousa Lima

1º lugar Kata individual

1º lugar Kata equipe

3º Lugar Kumite individual

3º Lugar Fukugo

3º lugar Kata individual (Copa Pan-Americana)

3º lugar Kumite individual (Copa Pan-Americana)

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114