» mais
Comentar           Imprimir
Esporte
Sábado, 25 de agosto de 2018, 12h01

Etapa Norte dos Jogos dos Institutos Federais começa em Manaus; competição vai até dia 30


A cerimônia de abertura da Etapa Norte dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) 2018 aconteceu na tarde desta sexta-feira, 24, em Manaus, com a presença do ministro da Educação Rossieli Soares. “Eu entendo a importância que esses Jogos vão ter para a vida de cada um de vocês. O ensinamento e a partilha desses momentos com quem está do lado é que vocês vão levar para o resto da vida. Apreender a trabalhar com a vitória e com a derrota é um grande aprendizado e isso deve ser valorizado”, disse o ministro Rossieli Soares.

A Etapa Norte do JIFs 2018 vai de 24 a 30 de agosto. Promovido pelo Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e em parceria com os institutos federais de todo o país, os JIFs são uma tradicional competição esportiva que busca integrar estudantes e atletas dos institutos, proporcionando a troca de ideias e experiências.

O reitor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Antônio Venâncio Castelo Branco, destacou a importância dos jogos e a presença dos reitores dos demais Institutos Federais que participam da Etapa Norte dos JIFs. “Entendemos os Jogos [dos Institutos Federais] como um princípio bastante ativo da educação e por isso os fortalecemos em cada uma das instituições. Estamos aqui com todos os reitores para deixar claro a todos, professores, alunos e comunidade presente, a importância que damos a este evento”, salientou.

Desta etapa participam mais de 700 atletas dos estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, que vão competir em 11 modalidades diferentes. Como novidade está a presença de alunos atletas portadores de necessidades específicas (PNE) em uma categoria especial dentro da competição. A inserção dos atletas portadores de necessidades específicas faz parte das políticas afirmativas de inclusão amplamente difundidas pelos institutos federais.

Os aspectos culturais da região também são levados em conta para a realização dos jogos. A cerimônia de abertura contou com diversas atrações culturais do Norte, como o Boi Bumbá Garanhão e apresentações de grupos folclóricos do Amazonas, além da banda da Polícia Militar do Estado.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114