Cuiabá | MT 28/03/2024
Esporte
Quinta, 15 de julho de 2010, 07h00

Secretário do Ministério da Justiça considera novo Estatuto do Torcedor avanço em termos penais


null


Brasília – A modernização do Estatuto do Torcedor, aprovada na última quarta-feira (7) pelo Senado, é um avanço em termos penais, afirmou o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Felipe de Paula. Com as mudanças, a punição para torcedores envolvidos em atos de violência pode ir de multa a dois anos de prisão.

Pelo projeto, que, agora, vai à sanção presidencial, o Brasil vai aplicar penas alternativas a torcedores, sem antecedentes criminais, que se envolverem em brigas nos estádios. “Não é certo que um réu primário com bons antecedentes e que se envolve em uma briga de estádio vá para a cadeia. Existem outras alternativas penais mais efetivas para ele", disse o secretário. Felipe de Paula observou que, nesse caso, o torcedor não poderá ir ao estádio nem assistir ao jogo pela televisão. Além disso, no momento da partida, ele deve comparecer em local a ser determinado pelo juiz.

De acordo com o secretário, as mudanças vão definir com mais clareza as responsabilidades dos torcedores. Entre as inovações do projeto, estão a proibição de cânticos discriminatórios e a abertura de processos cíveis e criminais contra aqueles que invadirem o campo.

Para as torcidas organizadas que se envolverem em atos violentos, a sanção será para todos os integrantes, que ficarão impedidos de comparecer a eventos esportivos pelo prazo de três anos – mesmo que apenas um de seus integrantes tenha agido fora da lei no local do evento, em suas imediações ou no trajeto de ida e volta.

“A gente quer fazer com que dirigentes de torcidas organizadas tenham ciência de que eles respondem pelos atos de seus adeptos. A ideia não é criminalizar torcidas, que são benéficas ao espetáculo, mas dar condições para que esses dirigentes controlem seus agentes”, afirmou o secretário.

A legislação também prevê sanções para cambistas. Quem for flagrado vendendo ingresso por preço superior ao estampado no bilhete estará sujeito a um ou dois anos de reclusão e multa. “O cambista é maléfico para evento esportivo, não há dúvidas disso. A ideia é vedar essa conduta nefasta. Também não é algo que mereça uma pena exorbitante a ponto das pessoas ficarem atrás das grades”.

O projeto, com as mudanças no Estatuto do Torcedor, deve ir para sanção presidencial nas próximas semanas. “Caso seja sancionado integralmente, o novo estatuto vai melhorar muito a vida do torcedor dentro do estádio".

O Ministério da Justiça também pretende investir no treinamento de policiais que atuam em eventos esportivos. “Não está na legislação, mas existe um grupo de trabalho da Secretaria Executiva e da Secretaria Nacional de Segurança Pública [Senasp] que vai montar um grupo específico de segurança pública para trabalhar em grandes eventos esportivos”, afirmou o secretário.

Abr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114