Cuiabá | MT 29/03/2024
Esporte
Quarta, 01 de setembro de 2010, 19h47

Corintianos do Pantanal comemoram centenário do Timão


A brincadeira é conhecida pela torcida corintiana, e todos sabem que não tem nada de pejorativo; 'corintiano e formiga tem em todo lugar! Essa frase é comum em toda boa conversa sobre futebol. A tradução é simples: a torcida do Timão é enorme, soma cerca de 30 milhões só no Brasil, segundo estimativas, sem contar os milhares que estão espalhados em todas as partes do mundo.

Por isso, mesmo que você esteja na China, lá do outro lado do mundo também estará um corintiano. Essa 'nação', que adora ser chamada com esse adjetivo, comemora nesse 1º e setembro de 2010 os 100 anos de fundação do Sport Club Corinthians Paulista.

Até no Pantanal de Mato Grosso tem torcida organizada do Corinthians. Eles são bem organizados e vão realizar uma das maiores festas para comemorar o centenário fora da cidade de São Paulo. Os 'Corintianos do Pantanal' surgiram há quase quatro anos com um grupo de 50 amigos que sempre assistiam aos jogos juntos. O dono do "Gaviões Lanches" é um dos fundadores da torcida organizada e nos grandes eventos essa turma reúne mais de dois mil corintianos.

Em Cáceres as comemorações começam hoje e serão encerradas no sábado. Fábio Sá, um dos coordenadores da festa conta ao site da TV Centro América que uma grande carreata será realizada no fim da tarde de hoje com queima de fogos e um encontro na praça Barão do Rio Branco. "Todos devem estar vestidos em preto e branco, com direito a muitas bandeiras, faixas e hino do Corinthians", disse.

O ponto alto da festa será no sábado (4 de setembro) no Clube de Subtenentes e Sargentos, com jogo de futebol para todas as idades, para as mulheres, e almoço especial com a presença do ex-jogador Wladimir. Ele foi o jogador que mais atuou pelo Corinthians em toda a história do clube.

O convidado vai passar o dia em Cáceres comemorando com a torcida, onde dará autógrafos e aulas de futebol. Wladimir foi lateral esquerdo e jogou 806 vezes pelo Timão, onde fez quase toda a carreira. Na festa serão sorteados vários brindes enviados pela diretoria do Corinthians, o traje obrigatório é preto e branco, com exceção da camisa roxa, um símbolo da paixão corintiana.

A torcida organizada já é reconhecida pela diretoria do Corinthians e em breve será firmado um acordo para os integrantes receberem descontos especiais na compra de ingressos e produtos com a marca do clube.

Em muitas cidades por todo o Brasil estão sendo realizadas festas em comemoração ao Corinthians. Na capital de Mato Grosso também não é diferente. Uma grande comemoração está sendo organizada na capital e o reduto da turma de São Jorge em Cuiabá fica no bairro Araés.

A história do 'Todo Poderoso Timão'

Estádio do Corinthians deve ser concluído até 2013, para sediar jogos da Copa de 2014.
O time foi fundado por cinco operários - Joaquim Ambrósio, Carlos da Silva, Rafael Perrone, Antônio Pereira e Anselmo Correia, após assistirem a uma partida de futebol de um time da Inglaterra com o mesmo nome. Nascia em 1º de setembro de 1910 o Sport Club Corinthians Paulista.

A torcida virou 'nação', 'fiel', sinônimos da paixão e lealdade ao clube. A origem humilde também carimbou o clube como 'Timão do Povo'. Mesmo nas derrotas mais doloridas, o corintiano fica ainda mais fanático.

Foi assim no jejum de 23 anos sem títulos, até a conquista do Paulistão de 1977. Foi assim também no rebaixamento para a Série B, período em que surgiu a frase 'eu nunca vou te abandonar Corinthians'. Diz a lenda que corintiano não se torna torcedor por intermédio de um convite ou influência de amigos ou parentes, ele já nasce corintiano.

Esse sentimento quase passional, que vem de uma mistura de alegria, emoção e um pouco de sofrimento, parece exclusivo do corintiano. Para essa torcida, técnica e raça são inseparáveis, e a emoção aumenta enquanto maior é a dificuldade da conquista.

Muitos craques já foram revelados ou passaram pelo timão. Atualmente, o clube de origem operária se tornou milionário, está cheio de estrelas e busca o quinto título brasileiro. No currículo estão 26 campeonatos estaduais, quatro títulos nacionais, um Brasileiro da Série B, uma Supercopa do Brasil, três títulos da Copa do Brasil, um Mundial de Clubes da Fifa e outras diversas conquistas.

Confira os títulos do Corinthians (http://www.corinthians.com.br/portal/futebol/default.asp?categoria=T%EDtulos)

Conheça o site oficial do clube e todos os detalhes da história (http://www.corinthians.com.br/portal/capa/)

Entre os nomes que fizeram história estão Amaral, Baltazar, o eterno Basílio do gol do título em 77 após jejum de 23 anos, Biro-Biro, Casagrande, Dida, Gamarra, Geraldão, Garrincha, Marcelinho Carioca, Nilmar, Palhinha, Rivellino, Sócrates, Wladimir, Zenon e os mais recentes André Santos, Carlitos Tévez, Roberto Carlos, Dentinho e Ronaldo.

Jogadores mato-grossenses também fazem parte dessa história. Entre eles está o camisa 10 Mosca em 1974, um dos maiores jogadores de Mato Grosso. Mais recentemente o volante Elias. Hoje, os dois trabalham no futebol estadual.

Na comemoração do centenário a torcida está ganhando um grande presente, o estádio do Corinthians, o Itaquerão, que será concluído até o início de 2013 e deve sediar a abertura da Copa do Mundo no Brasil.

Conheça a história dos principais jogadoes do Corinthians (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_dos_principais_jogadores_do_Sport_Club_Corinthians_Paulista)

Da redação do site TVCA




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114