Cuiabá | MT 29/03/2024
Esporte
Quarta, 15 de dezembro de 2010, 06h07

MT conquista 1º lugar no Basquete Feminino em Olimpíada Escolar Brasileira


Mato Grosso participou com 38 escolas (públicas e privadas) da 6ª Edição das Olimpíadas Escolares Brasileiras, realizadas de 3 a 12 de dezembro em Goiás. No total, 154 desportistas integraram a delegação do Estado. Quatorze professores e três oficiais (que forneceram apoio logístico) viajaram incentivados pelas Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Esportes e Lazer (SEEL). Participaram das atividades cerca de 3,7 mil estudantes de 15 a 17 anos. Durante nove dias, foram realizadas competições de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. Participaram das Olimpíadas 1.199 instituições de ensino, sendo 741 públicas e 458 particulares.

A melhor classificação para o Estado foi conquistada pelas meninas da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, da cidade de Araputanga. Elas ganharam o 1º lugar na divisão de acesso na equipe de basquete. No judô, os estudantes da Escola Estadual major Otávio Pitaluga, de Sinop, conquistaram a medalha de prata.
O chefe da delegação de MT, professor de Educação Física, Rosberg Rabelo Martins, que atua junto a Coordenadoria de Projetos Educativos (CPE), da Seduc, explica que em 2010 três equipes do Estado integraram a Divisão Especial (tropa de elite) das Olimpíadas, com o handebol masculino, vôlei masculino e no futsal masculino.

A seletiva para a composição da delegação foi realizada entre os meses de maio a setembro por meio dos Jogos Estudantis, por meio de dez etapas regionais e duas estaduais. Para o professor Rosberg a participação em evento dessa magnitude demonstra a importância das atividades para a formação do cidadão.

“Estamos capacitando para a vida e o esporte é um instrumento que podemos empregar para essa formação”, diz. Ele ainda frisa que apesar da delegação reduzida – quando comparada aos estados de Santa Catarina e São Paulo- Mato Grosso obteve desempenho satisfatório.

As Olimpíadas Escolares se tornaram uma referência internacional. Em Goiânia, 14 observadores de comitês olímpicos dos cinco continentes acompanharam as disputas e os bastidores da maior competição escolar do Brasil. "Um evento do porte das Olimpíadas Escolares é uma grande motivação para um atleta acreditar que pode partir em busca de uma medalha olímpica. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114