Cuiabá | MT 19/04/2024
Esporte
Terça, 01 de fevereiro de 2011, 10h37

Uirapuru vence em copa juvenil sul-americana de futebol


 

Uirapuru vence em copa juvenil sul-americana de futebol e revela novos atletas para times locais e nacionais

 

 

A UFMT participou e foi vencedora na 1ª Copa Palotina Sul Americana de Futebol, representada pela “Associação Atlética Uirapuru”. A categoria* campeã foi a Sub 13. Os jogos ocorreram entre os dias 14 e 20 de janeiro no município Palotina - Paraná. A instituição mato-grossense teve participação nas categorias Sub 11, 12, 13 e 14.

 

Ao todo, 17 equipes competiram na Copa (cada equipe com suas subcategorias). Além de ter sido campeã na Sub 13, a UFMT também se destacou pela segunda defesa menos vazada. O artilheiro dos jogos foi o atleta Christian Vítor Gonçalves Moraes Pinheiro, que marcou 11 gols e o garoto responsável pelas defesas foi Ives Ramos de Arruda. Ambos participaram pela categoria em que a “Uirapuru” foi vencedora.

 

Segundo o coordenador técnico da Associação, Gilcemar Gusmão de Barros, a seleção dos jogadores foi realizada com a observação de jogos em campeonatos, durante os treinamentos e em outros jogos diversos realizados em bairros da capital Cuiabá.

 

A Associação

 

A Associação Atlética Uirapuru foi fundada na Universidade Federal de Mato Grosso em 28 de março de 1974, portanto está completando 37 anos de existência. Tem por objetivos atender a meninos da comunidade, principalmente os que têm origem em bairros empobrecidos. Segundo o coordenador técnico, Gilcemar Gusmão, a prática esportiva contribui para a formação de novos cidadãos.

 

Gil Gusmão, como é conhecido, explica que atualmente a “Uirapuru” treina 120 meninos entre nove e 15 anos “contando sempre com o apoio imprescindível dos pais na formação do aluno/atleta, assumindo assim uma política de valorização da criança enquanto sujeito do processo em seu desenvolvimento global atlético com cooperação, solidariedade, respeito, crítica sensitiva, autonomia, criatividade, responsabilidade e perseverança”.

 

Ao longo de sua história, já preparou “craques” de diversos times. Tem origem na “Uirapuru” os antigos jogadores Beto Cuiabano (Botafogo); Wiliam (Vasco da Gama e Seleção Brasileira); e Regis (Paraná Clube e Seleção Brasileira).

 

Atualmente jogam em grandes times os seguintes nomes do “Uirapuru”: Hugo Alcântara (Vitória de Setúbal de Portugal); Jakson (São Paulo); Paulinho (Atlético Mineiro); Jael (Bahia).

 

Novos destaques

 

Dois atletas da Associação Uirapuru irão amanhã para a cidade de São Paulo onde começam a vida de atletas num grande clube de futebol: O São Paulo Futebol Clube. Rony Fernando da Silva e Vinícius Matheus Santos Silva, os dois de 14 anos.

 

Gil Gusmão enfatiza além de Rony e Vinícius outras novas “promessas” de “craques” do Uirapuru. Leonardo (Paraná Clube); Denner (Portuguesa Santista); Juninho (Cruzeiro - BH), Fabrício (Mixto) e Gesiel (pelo Cuiabá).

 

Veja abaixo quem são os membros da Comissão Técnica e da equipe vencedora do “Uirapuru” na Copa:

 

Comissão Técnica :

Coordenador Técnico: Gilcemar Gusmão de Barros (Gil Gusmão)

Técnico: Júlio César

Preparador Físico: Heverton

Massagista: Marcos Vinícius

Treinador de Goleiro: Papel

Roupeiro: Gesiel

 

Escalação da equipe Campeã (sub-13):

 

1- Ives

2- João Pedro

3- Giovani

4- Paulão

5- Igor

6- Felipe

7- Davi

8- Caio

9- Jonathan

10- Dudu

11- Christian

12- Edenilson

13- Tiago

14- Mateus

15- Toró

16- Juninho

17- Leonardo

18- Aurésio

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114