Cuiabá | MT 17/04/2024
Esporte
Quarta, 04 de maio de 2011, 13h57

Azambuja participa do Fórum Nacional dos Secretários de Esporte e Lazer no RJ


Para garantir ações que fomentem o esporte em Mato Grosso, o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Antonio Azambuja, participa do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer que começa nesta quarta-feira (04.05), no Rio de Janeiro.

O secretário enfatizou que o encontro será importante para discutir ações em torno das novas políticas adotadas para o fomento do esporte. “A participação nesse evento se faz necessária, pois possibilitará aos secretários a troca de experiências nas ações desenvolvidas em cada Estado. Tenho certeza que a intenção é buscar maior integração com as políticas desenvolvidas nos demais estados brasileiros. Precisamos de programas que busquem o desenvolvimento do esporte”, analisou.

O encontro tratará: 'Site institucional, impactos e oportunidades, Copa do Mundo 2014' com Pedro Trengrouse,coordenador de projetos da Fundação Getúlio Vargas, 'Jogos Mundiais Militares Rio 2011', com o comandante Jorge Ferreira da Rocha, coordenador de Relações Institucionais dos Jogos, 'Benefícios da Lei de Incentivo ao Esporte por meio do ICMS – Rio de Janeiro', com Cyro Delgado, presidente do Conselho Estadual de Desportos do Rio de Janeiro, 'Reformulação do Estatuto para a atual realidade do Fórum', definição do calendário das próximas reuniões e a carta de apoio para a Expo Estádios 2011 que acontecerá de 22 a 24 de novembro em São Paulo.

Além do encontro de gestores, Azambuja participará também do Seminário de Candidatura à Cidade-sede das Olimpíadas Escolares 2013. Ele recebeu o convite para participar do evento do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que será no dia 05 de maio na sede do COB.

Segundo informações do COB, as Olimpíadas Escolares são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. Desde o seu primeiro ciclo (2005-2008) reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino das redes pública e privadaa para uma competição de abrangência nacional.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e também pelo Ministério dos Esportes. A pauta do encontro traz informações dos pré-requisitos necessários para sediar as olimpíadas, para poder concorrer à candidatura à Cidade-sede das Olimpíadas Escolares 2013. E também o preenchimento de um questionário.

O ciclo das olimpíadas escolares é realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas. A de 12 a 14 anos conta com a disputa de 12 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. A de 15 a 17 anos também tem 12 modalidades: inclui o taekwondo, mas não conta com o badminton. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais.

As Olimpíadas Escolares mantêm os objetivos de promover a inclusão social a partir do esporte, detectar novos talentos e criar um novo ambiente favorável à continuidade da prática esportiva no País. Somente na edição de 2010, somadas as duas etapas (com cerca de dez dias cada), mais de 8.600 participantes de mais de 2.300 instituições de ensino marcaram presença na Etapa Nacional.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114