Cuiabá | MT 29/03/2024
Esporte
Sexta, 10 de junho de 2011, 03h56

Alunos do projeto "Judô Bope" participam de etapa do mato-grossense em Guiratinga


A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do Batalhão de Operações Especiais (Bope), encaminhará 50 alunos do projeto social ‘Judô Bope’ para participarem da etapa do campeonato mato-grossense de Judô que será realizado neste fim de semana, sábado (11.07) e domingo (12.07), em Guiratinga. São 42 judocas do sexo masculino e oito do feminino, todos eles com idades entre 8 a 16 anos. A equipe parte na madrugada de sábado. Essa é a primeira vez que os alunos participam de um campeonato em menos de um ano de treinamento.

Para o coordenador do projeto, o sargento Adalberto Correa Junior, os alunos têm grandes chances de conquistar medalhas. “Nós treinamos semanalmente, o que faz com que o nível técnico dos nossos alunos esteja no mesmo patamar dos demais competidores”, afirma. O sargento que começou a treinar com quatro anos de idade, treinou com o atual coordenador técnico da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Pedro Luiz Cinohara, e tem diversos títulos conquistados de campeão sul-americano, brasileiro e mato-grossense.

O projeto ‘Judô Bope’ foi lançado oficialmente em fevereiro do ano passado, durante as festividades em comemoração ao aniversário do Bope, mas passou a ser desenvolvido efetivamente em outubro. Participam do projeto 220 crianças e adolescentes, com idade entre seis e 16 anos, estudantes de escolas públicas ou bolsistas em escolas privadas. Conforme o sargento, o objetivo do projeto é trabalhar juntos aos alunos valores como respeito, obediência, solidariedade, disciplina e cidadania. “A ideia não é formar campeões, mas transmitir valores para essas crianças. Mas a gente percebe o envolvimento delas e acredita que podemos ter grandes campeões aqui”, diz Adalberto.

A estudante Gabrielly Costa Monteiro, de 16 anos, da Escola Estadual Joaquim Cerqueira Caldas, compõe a equipe que vai participar do mato-grossense. A mãe dela, a dona-de-casa Márcia Aparecida Monteiro, conta que notou uma mudança no comportamento de Gabrielly, a partir do momento que ela passou a participar do projeto. “Ela andava com umas amiguinhas da escola que não eram boas companhias. Teve um dia, bem quando ela começou a fazer as aulas, nós ficamos sabendo, o pai dela e eu, que ela tinha bebido. Daí falei que ela não participaria mais do projeto se continuasse com esse tipo de comportamento”, relata Márcia, ao falar que a filha deixou de lado aquelas amizades e que está bastante envolvida com o projeto.

As aulas são realizadas na sede do Bope, localizada na avenida do CPA, s/nº, em frente ao 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, de segunda-feira a sexta-feira em horários vespertino e noturno. Para participar o interessado deve ter autorização dos pais ou responsáveis, estar matriculado em uma escola pública ou ser bolsista em uma que seja particular, apresentar atestado médico que o permita participar de práticas esportivas. Além do sargento Adalberto, as aulas têm o acompanhamento da auxiliar voluntária, Nucia Maria Sebastiana, formada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pós-graduada em Recreação e Lazer, também pela UFMT.
PARCERIA

O projeto conta com o apoio de voluntários e de empresas privadas que possibilitam aos alunos treinar com equipamentos e vestuários adequados para a prática esportiva. Todos os alunos recebem o quimono de graça e tem que manter os cuidados em regime de comodato. “Toda a estrutura montada foi feita com apoio de voluntários e patrocínio de empresas que acreditam no nosso trabalho”, enfatiza o sargento Adalberto.

Colaboram com o projeto as empresas Pró-Uni, Unicred, Bio DNA Laboratório, Centro Médico CPA, Oncomed, Clínica de Cirurgia Plástica Carol Woitila e da Federação Mato-grossense de Judô (FMTJ).




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114