Cuiabá | MT 19/04/2024
Esporte
Terça, 05 de julho de 2011, 19h36

Ministro coloca Brasília como grande favorita para abertura


O ministro do Esporte, Orlando Silva, declarou na manhã de segunda-feira que Brasília "se credencia fortemente" a receber o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014. Atualmente, disputam a partida inaugural do evento as cidades de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador.

Ao longo das últimas semanas, Orlando Silva vinha dizendo repetidamente que a capital paulista seria a melhor opção para a abertura, devido à sua importância econômica, estrutura hoteleira e oferta de serviços. Nesta segunda, porém, o tom foi outro. "O estádio (de Brasília) ter executado mais de um terço do programado é um resultado extraordinário e aumenta nossa confiança de que esse será um dos estádios que cumprirão o cronograma. Brasília, na medida em que cumpre seu cronograma, se credencia fortemente para poder receber a abertura do Mundial", disse Orlando Silva, em coletiva de imprensa após vistoria ao estádio brasiliense.

A declaração foi feita após um evento de simulação de vistoria antibombas na arena que está sendo construída na capital federal, promovido pelas polícias Federal, Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. A ação serviu para avaliar e definir as técnicas mais adequadas para garantir a segurança durante a Copa do Mundo de 2014. Todas as 12 arenas das cidades-sede da competição vão passar por procedimentos semelhantes.

A arena paulista, que será construída pelo Corinthians, é uma das mais atrasadas da Copa (atrás apenas do estádio de Natal (RN)). No último dia 1º, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou a criação de incentivos fiscais de R$ 420 milhões para que o Corinthians possa construir seu estádio com todas as exigências que a Fifa impõe para o estádio que irá sediar a abertura da Copa. Os benefícios, porém, só serão liberados se São Paulo efetivamente abrigar a partida inaugural do torneio.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério do Esporte, as declarações do ministro não significam uma mudança de opinião de Orlando Silva. O ministro continuaria acreditando que São Paulo é a melhor opção para abrir a Copa, devido à estrutura que a cidade oferece. O que seria inegável, porém, afirma a assessoria, é que Brasília está avançada em sua preparação e segue nabriga para receber o primeiro jogo da competição. A decisão final caberá à Fifa, que deverá anunciar seu veredicto no fim do mês de julho.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114